Daqui cem anos não importará:
o tipo de carro que dirigi,
o tipo de casa que morei,
o tipo de roupas que vesti e
nem quanto eu tinha depositado no banco.

Mas o mundo poderá estar um pouco melhor, isso porque:
fui importante na proteção da vida e na formação de pessoas: fui BIÓLOGA, fui PROFESSORA.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Como espantar pombos naturalmente


De acordo com a bióloga Fernanda Aires Guedes no seu experimento científico Controle Populacional de Columba livia: estudo da eficácia de metodos naturais.

Métodos de controle e manejo da ave Columba livia São inúmeras as ações recomendadas para auxiliar a população, quanto ao controle da ave Columba Livia nas áreas urbanas. Porém existe uma série de fatores que impedem muitas vezes a eficiência de certas medidas pelo fato da ave estar bem adaptada ao ambiente urbano. (BONINI, 1998)
A experiência acumulada no combate aos pombos em outras partes país e do mundo tem mostrado que o manejo do ambiente, impedindo o acesso das aves ao alimento, aos abrigos e aos locais de reprodução, é a medida mais eficaz na maioria dos casos. Os melhores resultados são obtidos com a utilização de diversas medidas integradas. Os métodos de controle letais são completamente ineficazes a médio e longo prazo: e em muitos casos, tais métodos levam ao aumento e ao rejuvenescimento da população de pombos, além de ser considerado crime ambiental quando cometido sem autorização de órgão competente. O envolvimento da comunidade local, através de campanhas de conscientização e esclarecimento, é fundamental para o sucesso de qualquer programa de controle. (RIO GRANDE DO SUL, 2007)
As medidas de controle e manejo de pombos são muitas, porém a eficácia varia muito de um ambiente a outro e muitas vezes são onerosas e inviáveis. Destaca-se também que muitas ações prejudicam o bem estar físico e a saúde do animal, além de outras que levam várias espécimes ao óbito. Para o manejo e controle de qualquer ser vivo é sempre muito importante o uso de medidas naturais para que não se comprometa a espécie e possibilite o seu equilíbrio com a natureza. Neste trabalho serão analisados alguns dos principais métodos de baixo impacto ambiental para espécie, com o objetivo de afastar populações de Columba livia de áreas urbanas.
Conforme o artigo cientifico de Fernanda Aires Guedes Ferreira o método natural mais eficaz é o emprego de som mimético de predadores uma vez que o som do predador atrai o predador para o local além de afastar os indesejáveis pombos.


A seguir são descritas as medidas de manejo e controle da ave Columba livia, por categoria de impacto a espécie e ao meio ambiente, segundo estudos de BONINI (1998) e a Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul (2007).Medidas de baixo impacto ambiental a ave Columba livia:inclinação da superfície de pouso
uso de estruturas que impeçam ou desestabilizem o pouso;
emprego de espantalhos e sons miméticos de predadores;
emprego de refletores luminosos;
emprego de aves de rapina;
equipamentos sonoros de ultra-som;
tiros de ar comprimido;

Medidas de baixo impacto a ave Columba livia com risco a outrem:sonorizadores diversos e uso de fogos de artifício;
gel irritantes de contato;
cercas eletrificadas;
armadilhas para captura;
uso de anticoncepcional ( quimioesterelizante á base de hidrocloro).

Medidas proibidas por legislação específica a favor da ave Columba liviauso de arma de fogo;
envenenamento;
captura e soltura em área aleatória.
Medidas duráveis e educativas contra a ave Columba livia
vedação de espaços ou vãos;
uso de abrigos controlados.

Medidas complementares no controle da ave Columba liviadestinação de resíduos em geral;
controle de fontes alternativas de fornecimento voluntário de alimento;
controle de ectoparasitos;
limpeza e desinfecção dos locais de abrigo;
educação, orientação e esclarecimento da população.
Referências:
BONINI, Rosiani.K. Pombos em áreas urbanas: Centro de Controle de Zoonoses da Prefeitura de São Paulo. O Biológico, São Paulo, vol. 60, n° 2 - XI RAIB,1998.
RIO GRANDE DO SUL. Fundação Zoobotânica.Secretaria do Meio Ambiente.Secretaria de Educação.Pombos-Domésticos: sugestões para o controle em escolas públicas estaduais de Porto Alegre.Porto Alegre: [s.n.], 2007.

33 comentários:

  1. Boa noite, Fernanda.
    Tenho tido problemas com pássaros que, não sei por qual motivo, se perdem em seu vôo e acabam batendo em uma porta de vidro que tenho em casa. Dois já morreram por conta do impacto, e isso me dói muito... Gostaria de saber se conhece algum repelente eletrônico que os mantivesse afastados desta porta, mas que não afetasse uma cachorrinha que tenho, e tampouco fosse muito forte para que não os afugentasse de meu quintal, de onde podem usufruir de frutas que temos e deixamos para eles.
    Muito obrigado !
    Tércio - Valinhos, SP
    tercio.laterza@terra.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. coloque uma película escura no vidro. Isso inibirá a ave.

      Excluir
  2. Então, não sei mais o que fazer para espantar esses pombos da minha casa, já perdi a paciência, não queria, mas vou ter que mudar de plano, essa de tentar espantar os pombos não está surtindo resultado. Coloquei Criulina, Naftalina e nada.

    ResponderExcluir
  3. encontrei um site que tem uns produtos para combater pombos

    Alguns dá prá copiar, como o balão com olhos.
    http://www.birdbusters.com

    ResponderExcluir
  4. na escola em que trabalho eles ocuparam o forro... o que devemos fazer?

    ResponderExcluir
  5. Minha casa está enfestada de pombos. Eles procuram os recipientes de ração dos cachorros. sujam tudo. Me ensine um jeito eficiente de epanta-los sem prejudicar outros passarihos. Obrigada.
    Dorinha - Lago Sul - Brasília/DF

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muita oração, só Jesus na causa.

      Excluir
    2. mude os horário da comida dos cachorros, mude o local tb e coloque aqueles sinos do ventos aonde eles ficam comigo funcionou.

      Excluir
  6. olá,meu pátio é muito grande e tenho dois filhos bem pequenos e hj meu filho de 1 ano e seis meses comeu cocô de pombo, não dou conta d limpar todos os dias em função de muitas atividades,geralmente limpo c clorofina e sabão em pó.Gostaria de como espantá-los de meu pátio....obrigada@!!!!!marcia-restinga Poa/RS

    ResponderExcluir
  7. Moro no rio de Janeiro em uma casa do suburbio e tem um monte de ponbos morando no telhado já espantei váris vezes eles voltam botei um saco preto na ponta de uma vara de pesca quando balanço eles vou mais voltam como faço para que eles não voltem mais .

    ResponderExcluir
  8. Pessoal eu encontrei esse empresa de controle de pombos acredito ser a unica com diversas tecnicas em controle de pombos. www.loremi.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá também estou com poblemas com pombinhas...
    Um casal faz ninho em cima do muro na garagem, onde é em baixo de um toldo.
    Já tirei o ninho 3 vezes, e elas insistem, voltam com os galhinhos dinovo, dá até dó, vendo a insistencia delas.
    Comprei aquele gel repelente que chama xo pombo da fabrica Ecogreen, já passei em um monte de lugar, e no gel diz que se elas pisam não voltam mais...pura mentira...já voltaram e não adianta nada.
    O jeito é fechar com tela pra elas não entrarem...
    Abraço a todos.

    ResponderExcluir
  10. Minha filha de 1 ano e seis meses acabou de comer coco de pombo, estou apavorada! será que pode causar alguma doença? Estou quase levando no Pediatra agora... Alguém sabe dizer se pode fazer algum mal a saúde dela? meu e-mail é estrelarabeca@ig.com.br. Obrigada

    ResponderExcluir
  11. Eu tive problemas com pombos por muito tempo no meu telhado,tentei varias formas para resolver e consegui resolver de uma maneira bem simples ...arrumei um gato e fiz tipo uma ponte até o telhado ...as pombas sumiram nunca mais voltaram já fazem 3 anos ...agora tenho dois gatos ... são exelentes animas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. agora só me falta a ponte, obrigado! :)

      Excluir
  12. As fezes do animal sao prejudiciais a saúde humana,podendo causar até mesmo epatite grave,mantenha sua casa sempre higienizada e arrume um metodo para afastar o animal.

    ResponderExcluir
  13. Queria saber as respostas destas perguntas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada do que foi exposto dá certo se as pessoas não se conscientizarem que pombos são uma praga urbana.
      Não são animais (aves) de nenhum valor ecológico, visto que só transmitem doenças e GRAVES!
      Parar de alimentar e retirar os ninhos é o único jeito viável para afastá-las.
      Essa criança que comeu as fezes terá muita sorte se não contrair uma hepatite grave ou uma toxoplasmose que acarretará em cegueira futuramente.

      Excluir
  14. Tua ideia é excelente.
    Estás de parabéns, pela iniciativa.
    Auri Gomes da Silva

    ResponderExcluir
  15. Ola, não sei o que fazer para espantar os pombos da minha garagem, eles sujam tudo, eu já pus pimenta do reino, naftalina e nada eles voltam sempre, e o barulho é insuportável, me ajudem....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc. já verificou se há ninhos?
      Se houver tem que retirar, porque senão eles voltam mesmo, não importa o que vc. faça.
      Se vc. tem alguma anima cão, gato, outro tipo de ave, eles vem para roubar a comida.
      Tem que mudar a vasilha para um lugar, onde eles não possam ter acesso.
      Se vc. já fez tudo isso e não resolveu, chame uma pessoa especializada, porque pombos são vetores potenciais de várias doenças graves, que a maioria da população desconhece.
      Teria que haver uma campanha de conscientização da população, como existe para dengue e tantas outras.

      Excluir
    2. coloquem CD´ S pendurados em linha de nylon onde eles estão ficando ,pois o brilho do sol funciona como um espelho ,como os pombos e passaros enxergam pouco quando vai pousar eles vão para outro lugar ficam encandeados com a luz dos CD`S , coloquem 2 cd`s juntos com faces brilhosas para fora

      Excluir
  16. Ola, me aposentei e mudei pro interior numa Comunidade bem legal, fiz a casa entre as árvores, não vejo o ar que respiro, tenho um vizinho que gosta de fazer vários tipos de experimentos em criação de animais e por último, nesta semana, observei dois pombos brancos na casa dele, pelo jeito, são bem novos pois ainda não voam direito, esse cidadão faz o que dá na teia (é ele que faz a lei), peço ajuda para que essa criação de pombos não vá pra frente.
    Obrigado.
    Fogoioh.

    ResponderExcluir
  17. Olá pessoal. Consegui espantar os pombos na minha casa e resolvi postar a solução. Os pombos estavam fazendo ninho em cima de meu ar-condicionado. Então eu amarrei dois balões de festa em cima do aparelho em sua parte externa. O importante são as cores, os balões devem ser vermelho, amarelo ou preto. Essas cores lembram os predadores. Eu até desenhei uma carinha de coruja nos balões hehehe. O fato é que o vento balança o balão e isso assusta os pombos e eles nunca mais voltaram.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara estes balões são de quê? Pedra. Ou você os troca sempre que estouram?

      Excluir
  18. Basta arrumar uma espingarda de pressão e matar uns 10 todos dos dias, em pouco tempo não existirá mais pombos em sua residência. É só exterminar a colônia, muitos vão contra esse método, talvez porque não sofre com esse problema em casa. Aqueles que já tentaram de tudo e não tiveram êxito vão entender perfeitamente do que estou falando. Sou apaixonado por animais, mas muito mais apaixonado por minha filha de 2 anos.

    ResponderExcluir
  19. tenho u vizinho que cria galinhas,cujo alimeno atraiu pombos que agora só vivem na minha casaatazanando meu juizo, Já falamos com ele mas não deu resultado.Além do galo começar a canta as 2 hs.da manhã,agora tem pombo cagando tudo e largando penas nas varandas.

    ResponderExcluir
  20. eu fiquei sabendo que traques retira pombos e verdade?

    ResponderExcluir
  21. Parabéns pelo blog, foi muito útil porque estou apenas começando a pesquisar sobre esse assunto.
    Aqui onde moro há um lago com gansos que são alimentados pelas pessoas que gostam de animais, porém
    elas ainda não perceberam que também alimentam os pombos e essa população vem aumentando muito.
    Obrigada,
    Leni - Vinhedo-SP

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário para mim, assim poderei sempre melhorar meu blog.