Daqui cem anos não importará:
o tipo de carro que dirigi,
o tipo de casa que morei,
o tipo de roupas que vesti e
nem quanto eu tinha depositado no banco.

Mas o mundo poderá estar um pouco melhor, isso porque:
fui importante na proteção da vida e na formação de pessoas: fui BIÓLOGA, fui PROFESSORA.

domingo, 18 de julho de 2010

Tire suas dúvidas sobre gravidez gemelar

Todos temos curiosidades em saber sobre as diferenças entre as gravidezes de gêmeos, trigêmeos, quadrigêmeos e por aí vai... Afinal são muitas as dúvidas.
Abaixo deixo um artigo científico tirado da coleção Explorando o Ensino da Biologia, capítulo 6. Logo após esse artigo esclareço mais popularmente sobre a formação de gêmeos.

Por que o óvulo se divide gerando gêmeos univitelinos?
O que provoca essa divisão e como ela ocorre?

Na verdade, quem se divide é o embrião, não o óvulo. A formação de gêmeos univitelinos ou idênticos ou monozigóticos corresponde a um terço dos casos. Esse fenômeno acontece durante o desenvolvimento do embrião (multiplicação celular) quando, após a fertilização de um óvulo por um espermatozóide, o embrião divide-se dando origem a dois ou mais novos embriões com idêntico material genético. Essa forma de gemelaridade pode ser encarada em algumas espécies como um caminho de adaptação para a sobrevivência. Esse princípio parece não se aplicar ao ser humano, onde a ocorrência de gêmeos monozigóticos é aparentemente um fenômeno casual e fracamente hereditário. Contudo, observa-se que um número um pouco maior de gêmeos monozigóticos tem nascido após o uso de medicações para indução da ovulação.

Existem várias formas possíveis de gêmeos monozigóticos. Quando o embrião se divide pouco tempo após a fertilização, os gêmeos monozigóticos serão diamnióticodicoriônico, ou seja, cada um tem seu próprio âmnio (bolsa) e córion (placenta) – o fenômeno ocorre em torno de 8% das gestações gemelares. O tipo mais comum de gêmeos monozigóticos é o diamniótico-monocoriônico (cerca de 75% dos casos), em que a divisão embrionária ocorre entre o 4º e 8º dia após a fertilização. Nesse caso,os embriões têm a sua própria bolsa, mas dividem a mesma área placentária. Se o embrião se divide após o 8º dia de sua fertilização, é chamado de monocoriônico-monoamniótico, isto é, os gêmeos têm a mesma bolsa e a mesma placenta. Esse tipo corresponde a menos de 1% dos casos e normalmente é o que apresenta mais complicações durante a gestação. Por fim, se a divisão embrionária ocorre após o 12º dia, poderá ser imperfeita, levando a malformações estruturais (xifópagos).

João Batista Alcântara Oliveira (RIBEIRÃO PRETO/SP)

Complementando....

Existe dois tipos básicos de gestação gemelar: A primeira e menos comum é a gestação de gêmeos indênticos ou também chamados univitelinos ou monozigóticos. Nesta gestação após o encontro do espermatozóide com o óvulo formando o embrião ocorre a divisão deste embrião em partes sendo que se esse se dividir em duas, três, quatro... cada parte dará origem a um novo indivíduo, sendo respectivamente gêmeos, trigêmeos, quadrigêmeos... por esta razão todos serão idênticos pois, todos são frutos do mesmo espermatozóide e do mesmo óvulo. Jamais também nascerá um casal pois, como é o espermatozóide que define o sexo do bebê e esse ao encontrar com o óvulo já foi determinado se menino ou menina não terá como ocorrer uma divisão desses formando dois sexos diferentes.

A segunda e mais comum é a gestação de gêmeos não-idênticos ou também denominados gêmeos fraternos. Nessa gestação a mulher é responsável direta pela formação dos gêmeos, pois é ela que tem a característica de estar ovulando nos dois ovários ao mesmo tempo. Em geral as mulheres ovulam um mês em um ovário e no outro mês no outro, porém algumas têm a capacidade de ovular no mesmo mês nos dois, sendo estas as mamães de gêmeos fraternos. Quando uma mulher está ovulando nos dois ovários e tem relação sexual, dois espermatozóide a fecundará (sendo um em cada óvulo) e dará origem a dois bebês diferentes. Os bebês serão diferentes porque se originaram cada um de um óvulo e de um espermatozóide, possuindo portanto genéticas diferentes (iguais em partes por serem irmãos) por isso poderá ocorrer de nascer tanto um casal ou dois do mesmo sexo, tudo vai depender de qual espermatozóide que atingirá o óvulo seja lá dois machos, duas fêmeas ou um macho e euma fêmea.



Curiosidades:
  • A única característica diferente entre gêmeos univitelinos é a impressão digital, isso porque a impressão digital é formada pelos movimentos do feto no líquido amniótico da placenta. Como cada um dos gêmeos terá seu próprio movimento dentro da barriga da mãe será formada também impressões digitais diferentes.
  • As características psicológicas dos indíviduos gêmeos serão também diferentes.
  • Já aconteceu de nascer gêmeos fraternos de pais diferentes isso porque a mulher manteve relação sexual com dois homens no seu dia fértil e cada um deles fecundou um dos óvulos de seus ovários férteis. Provavelmente esse fato ocorreu porque um dos óvulos ficou pronto algum tempo depois do outro ( tempo suficiente para a troca de parceiro), uma vez que se os dois óvulos estivessem prontos na primeira relação sexual os espermatozóides do primeiro homem somente que fecundaria os dois óvulos. Mas como os óvulos dessa mulher tiveram esse pequeno intervalo de formação, a segunda relação no mesmo dia fecundou o óvulo desenvolvido depois.

Atividades sobre Gravidez gemelar
Baixe o artigo científico e as atividades no formato Word: atividades sobre Gemêos
01 - Explique o que são gêmeos univitelinos?

02 - Pode acontecer de nascer um casal de gêmeos univitelinos?Explique.

03 - O autor disse no início do 1º parágrafo do artigo científico de João Batista Alcântara Oliveira que “a ocorrência de gêmeos vitelinos corresponde a um terço dos casos”.
a) O que ele quis dizer nessa afirmação?
b) Para cada gêmeos univitelinos que nascer quantos gêmeos não-idênticos nascem?

04 - Quais as outras duas denominações usadas para os gêmeos univitelinos?
05 - Complete:
a) Gêmeos formados na mesma bolsa e placenta são____________________________
b) Gêmeos onde cada um tem sua bolsa e sua placenta são: _______________________
c) Gêmeos com a mesma placenta mais cada um tem sua bolsa:______________________

06 - Responda as perguntas do título do artigo científico de João Batista Alcântara Oliveira.
07 - O que são gêmeos fraternos?
08 - Como os gêmeos fraternos são formados?
09 - Quem determina o sexo do bebê?
10 - Como pode-se distinguir um gêmeo univitelino do outro?

Leia também curiosidades sobre a formação da impressão digital e gêmeos siameses, postadas nesse blog.

29 comentários:

  1. Tenho uma dúvida,estou grávida e qdo fui fazer o ultrason eram 2 na mesma placenta,mas um era maior q o outro,no segundo ultrason só apareceu um, o médico disse que o outro não vingou,ai eu perguntei: e o outro como ficou se eu não abortei, ele disse que é absorvido..não entendi?
    certa vez vi um documentário que falava em uma criança q tinha no seu abdomem outro criança parazito,ai foi retirado da criança aquele outro que se desenvolvei dentro dele,tinha abelo dentes...fiquei preocupada,isso pode acontecer comigo?

    ResponderExcluir
  2. GOSTARIA DE SABER SE OS GEMEOS QUE ESTOU ESPERANDO CORREM RISCO DE MÁ FORMAÇÃO, POIS TIREI UMA ENDO COM CINCO SEMANAS E MOSTROU APENAS UM EMBRIAO, E NA SEMANA SEGUINTE FOI VISTO DOIS EMBRIOES, DE MESMA PLACENTA, SERÁ QUE ELES CORREM RISCO?

    ResponderExcluir
  3. Acredito que a primeira endo somente não foi suficiente para ver o segundo embrião, pois se a segunda o mostrou, então ele sempre esteve presente.
    Você não precisa se preocupar com isso, o fato é que se o médico viu dois embriões, você terá gêmeos identicos. Independente ou não da primeira endo.
    Geralmente as primeiras endovaginais não são tão precisas, devido ao pequeno tempo de gestão.

    Parabéns pelos gêmeos.

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho gemeas univitelinas e sempre achei que gemeos univitelinos seriam sempre identicos nas feicoes, mas encontrei uma garota que me disse ter uma irma gemea e que eram da mesma placenta mas nao tinham as feicoes identicas, isso eh possivel?

    ResponderExcluir
  5. muito bem explicado os tipos de formação de gemeos
    muito bom

    ResponderExcluir
  6. to gravidas de gemeos da msm ploacenta entao nao podera vir casal menino e menina?

    ResponderExcluir
  7. olá Anonimo de 11 de janeiro de 2012 as 12:53

    Como vc está gravida de gêmeos na mesma placenta é impossivel vc ter um casal. Você vai ter crianças idênticas. Isso ocorre porque depois da fecundação do espermatozoide com o óvulo houve divisão celular e portanto o indivíduo que era para ser somente um se dividiu em dois iguais.
    Espero ter ajudado.
    Obrigada por visitar meu blog

    ResponderExcluir
  8. Olá estou gravida 14 semana. O no meu primeiro ultra veio uma placenta e duas bolinhas separada uma mais pequena q a outra, lembrando q fiz o meu primeiro ultra com 6 semanas. Sera q estou gravida de gemeos??? Tenho duvidas pq o meu Dr n mim disse se era gemeos ou nao por favor ajuda- me q estou ficando louca de tanta curiosidade....

    ResponderExcluir
  9. meu esposo era gemeos da mesma placenta e muito indenticos emprecionamte, pois o irmao dele morreu aos 32(trinta e dois)anos de um infarto seguido de um avc,desde esse dia meu esposo nao tem mais saude,tenhe augo haver,digo isso é porque eram da mesma placenta,vivo aflita angustiada ele so tenhe 36(trinta e seis ) anos ira fazer idade nova ainda no dia 040512ok.

    ResponderExcluir
  10. Etou gravida de gemeos univitelinos estou de 15 semanas vou bater minha segunda ultra sera q ja dar pra ve o sexo dos bebes? estou com muito medo de acontecer algo com meus bebes se estivesse acontecido algo eu ja teria passado mal ou nao? obrg..

    ResponderExcluir
  11. valeu por me ajudar a fazer um trabalho de gestao gemelar,

    ResponderExcluir
  12. estou gravida e nao sei de quantas semans exatas pois ainda nao fui ao medico. minha ultima mestruaçao veio em 27 de fevereiro nas minhas contas vou fazer 3 ms mais minha barriga ta enorme e ja sinto mexer,ESTOU CM MUITO MEDO DE SER GEMEOS POIS MEU TIO TEM E MINHA MAE TAMBEM..EU JA TENHO UM MENINO DE 4 ANOS E QUERIA MUITO QUE FISSE UMA MENINA.

    ResponderExcluir
  13. DIZEM QUE QUANDO A GESTANTE SENTE O FETO DO LADO DIREITO É HOMEM E DO LADO ESQUERDO é mulher isso E´VERDADE

    ResponderExcluir
  14. Olá, estou com uma dúvida,tomo anticoncepcional Diminut, porem um dia após a relação sexual, tive infecção urinária e tive que tomar ceprofloxacino. Então tomei antibiótico por 7 dias junto com o anti concepção, quando terminei o antibiótico, tive um leve sangramento com alguma cólica. Isso é algum efeito entre o antibiotico x anti concepção (escape), ou estou grávida?
    Grata!

    ResponderExcluir
  15. Quer falar mais sobre gêmeos???

    VAmos trocar experiências..

    Entrem no... http://maedegemeosmaisum.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. OI!!
    Eu queria sabe de uma coisa, se o Ser Humano só tem 46 cromossomos e nós edarmos 23 do pai e 23 da mãe, como isso ocorre em gêmeos??? no caso teria 92cromossomos ou uma duplicação! Você pode me explica!?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. devem ser divididos de igual forma. digo eu

      Excluir
  17. estou grávida de gêmeas univitelinas e estou muito feliz!

    ResponderExcluir
  18. olá,estou com uma dúvida,estou gravida de duas meninas e elas estão em uma placenta e duas bolsas, mas o medico me disse que elas não vão ser identicas,como pode isso?

    ResponderExcluir
  19. Estou gravida de gemios univitelinos da mesma placenta mas de bolsas diferentes
    mas bai uma utra e a placenta estrava alimenta do mas uma do que a outra corre risco de uma fica muito pequena ea outra maior?

    ResponderExcluir
  20. Estou gravida e fiz meu primeiro ultrassom...ha duas bolinhas dentro da placenta. Podeah ser gemeos?

    ResponderExcluir
  21. Adorei, ajudou muito em uma pesquisa minha. Continue postando coisas interessantes assim, obrigaada (:

    ResponderExcluir
  22. oi fiz uma ultra e minha gravidez é gemelar diamniotica, dividem a mesma placenta...a médica que fez disse que tinha um menino e 99% do outro bb ser menina, estou com 18 semanas de gestação...é possivel ser de sexos diferentes?

    ResponderExcluir
  23. ola eu estou gravida de 14 semanas é a minha primeira gravidez e sao rigemeos. 2 estao na mesma placenta que sao 2 meninos e o outro esta sozinho, que é uma menina. para ja parecem esses os sexos :) ja fiz 2 ecos e os ossinhos do nariz estao la. tenho medo que venham com algum problema. uma vez que sao 3
    obrigada

    ResponderExcluir
  24. OI...ESTOU GRÁVIDA DE GEMIOS. GOSTARIA DE SABER QUAL A POSSIBILIDADE DE NÃO CHEGAR AOS 9 MESES PARA TER MEUS BEBES??? E O QUE DEVO FAZER PARA EVITAR UM PARTO PREMATURO?

    ResponderExcluir
  25. Olá, estou grávida de Gêmeos Univitelinos, são da mesma placenta os dois, fiz a Ultra 3D e a morfológica e as duas disseram ser um CASAL, e ontem fiz outra Ultra normal e deu a mesma coisa.
    Se você diz ser impossível ter casal na mesma placenta univitelinos, porque aconteceu comigo?

    ResponderExcluir
  26. BOM ESTOU DESESPERADA PELO FATO DE QUE TIVE UMA CESARIA PREVIA DE QUASE 4 MESES ONDE NASCEU MEU FILHO NICOLAS,ENGRAVIDEI NOVAMENTE E UMA SURPRESA GESTAÇÃO GEMELAR ESTOU DE 6 SEMANAS E 5 DIAS,MAIS MUITO PREOCUPADA PORQUE MEU MÉDICO DISSE QUE PODE HAVER RUPTURA DO COLO UTERINO ALGUEM PODE ME AJUDAR? COM QUANTAS SEMANAS SEGUE UMA GESTAÇÃO DE GEMEOS? SERA´QUE VOU TER QUE TIRAR MEUS BEBES ANTES DAS 38 SEMANAS?

    ResponderExcluir
  27. Ola... estou tomando Clomid + duphaston para fertilidade, e muitos casos que eu vi destes medicamentos são em relação a gêmeos diferentes! qual a possibilidade deles nascerem idênticos? Acho lindo quando eles são idênticos, e no texto acima vc cita que determinados tipos de medicamentos podem influenciar a divisão do embrião!

    ResponderExcluir
  28. Gostaria de tirar uma dúvida.É verdade que gêmeos univitelinos são formados como em frente à um espelho e por isso um deles é sempre canhoto.Sempre tive essa dúvida, pois sou gêmea e destra, não consegui saber se minha irmã era destra ou canhota pois ela faleceu com 11 dias de vida. Dizem que o risco maior de uma gestação gemelar
    com parto normal é sempre do segundo bebe.Porém, no meu caso minha irmã nasceu 40 minutos antes de mim e ela durou poucos dias.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário para mim, assim poderei sempre melhorar meu blog.