Tire suas dúvidas sobre gravidez gemelar

Todos temos curiosidades em saber sobre as diferenças entre as gravidezes de gêmeos, trigêmeos, quadrigêmeos e por aí vai... Afinal são muitas as dúvidas.
Abaixo deixo um artigo científico tirado da coleção Explorando o Ensino da Biologia, capítulo 6. Logo após esse artigo esclareço mais popularmente sobre a formação de gêmeos.

Por que o óvulo se divide gerando gêmeos univitelinos?
O que provoca essa divisão e como ela ocorre?

Na verdade, quem se divide é o embrião, não o óvulo. A formação de gêmeos univitelinos ou idênticos ou monozigóticos corresponde a um terço dos casos. Esse fenômeno acontece durante o desenvolvimento do embrião (multiplicação celular) quando, após a fertilização de um óvulo por um espermatozóide, o embrião divide-se dando origem a dois ou mais novos embriões com idêntico material genético. Essa forma de gemelaridade pode ser encarada em algumas espécies como um caminho de adaptação para a sobrevivência. Esse princípio parece não se aplicar ao ser humano, onde a ocorrência de gêmeos monozigóticos é aparentemente um fenômeno casual e fracamente hereditário. Contudo, observa-se que um número um pouco maior de gêmeos monozigóticos tem nascido após o uso de medicações para indução da ovulação.

Existem várias formas possíveis de gêmeos monozigóticos. Quando o embrião se divide pouco tempo após a fertilização, os gêmeos monozigóticos serão diamnióticodicoriônico, ou seja, cada um tem seu próprio âmnio (bolsa) e córion (placenta) – o fenômeno ocorre em torno de 8% das gestações gemelares. O tipo mais comum de gêmeos monozigóticos é o diamniótico-monocoriônico (cerca de 75% dos casos), em que a divisão embrionária ocorre entre o 4º e 8º dia após a fertilização. Nesse caso,os embriões têm a sua própria bolsa, mas dividem a mesma área placentária. Se o embrião se divide após o 8º dia de sua fertilização, é chamado de monocoriônico-monoamniótico, isto é, os gêmeos têm a mesma bolsa e a mesma placenta. Esse tipo corresponde a menos de 1% dos casos e normalmente é o que apresenta mais complicações durante a gestação. Por fim, se a divisão embrionária ocorre após o 12º dia, poderá ser imperfeita, levando a malformações estruturais (xifópagos).

João Batista Alcântara Oliveira (RIBEIRÃO PRETO/SP)

Complementando....

Existe dois tipos básicos de gestação gemelar: A primeira e menos comum é a gestação de gêmeos indênticos ou também chamados univitelinos ou monozigóticos. Nesta gestação após o encontro do espermatozóide com o óvulo formando o embrião ocorre a divisão deste embrião em partes sendo que se esse se dividir em duas, três, quatro... cada parte dará origem a um novo indivíduo, sendo respectivamente gêmeos, trigêmeos, quadrigêmeos... por esta razão todos serão idênticos pois, todos são frutos do mesmo espermatozóide e do mesmo óvulo. Jamais também nascerá um casal pois, como é o espermatozóide que define o sexo do bebê e esse ao encontrar com o óvulo já foi determinado se menino ou menina não terá como ocorrer uma divisão desses formando dois sexos diferentes.

A segunda e mais comum é a gestação de gêmeos não-idênticos ou também denominados gêmeos fraternos. Nessa gestação a mulher é responsável direta pela formação dos gêmeos, pois é ela que tem a característica de estar ovulando nos dois ovários ao mesmo tempo. Em geral as mulheres ovulam um mês em um ovário e no outro mês no outro, porém algumas têm a capacidade de ovular no mesmo mês nos dois, sendo estas as mamães de gêmeos fraternos. Quando uma mulher está ovulando nos dois ovários e tem relação sexual, dois espermatozóide a fecundará (sendo um em cada óvulo) e dará origem a dois bebês diferentes. Os bebês serão diferentes porque se originaram cada um de um óvulo e de um espermatozóide, possuindo portanto genéticas diferentes (iguais em partes por serem irmãos) por isso poderá ocorrer de nascer tanto um casal ou dois do mesmo sexo, tudo vai depender de qual espermatozóide que atingirá o óvulo seja lá dois machos, duas fêmeas ou um macho e euma fêmea.



Curiosidades:
  • A única característica diferente entre gêmeos univitelinos é a impressão digital, isso porque a impressão digital é formada pelos movimentos do feto no líquido amniótico da placenta. Como cada um dos gêmeos terá seu próprio movimento dentro da barriga da mãe será formada também impressões digitais diferentes.
  • As características psicológicas dos indíviduos gêmeos serão também diferentes.
  • Já aconteceu de nascer gêmeos fraternos de pais diferentes isso porque a mulher manteve relação sexual com dois homens no seu dia fértil e cada um deles fecundou um dos óvulos de seus ovários férteis. Provavelmente esse fato ocorreu porque um dos óvulos ficou pronto algum tempo depois do outro ( tempo suficiente para a troca de parceiro), uma vez que se os dois óvulos estivessem prontos na primeira relação sexual os espermatozóides do primeiro homem somente que fecundaria os dois óvulos. Mas como os óvulos dessa mulher tiveram esse pequeno intervalo de formação, a segunda relação no mesmo dia fecundou o óvulo desenvolvido depois.

Atividades sobre Gravidez gemelar
Baixe o artigo científico e as atividades no formato Word: atividades sobre Gemêos
01 - Explique o que são gêmeos univitelinos?

02 - Pode acontecer de nascer um casal de gêmeos univitelinos?Explique.

03 - O autor disse no início do 1º parágrafo do artigo científico de João Batista Alcântara Oliveira que “a ocorrência de gêmeos vitelinos corresponde a um terço dos casos”.
a) O que ele quis dizer nessa afirmação?
b) Para cada gêmeos univitelinos que nascer quantos gêmeos não-idênticos nascem?

04 - Quais as outras duas denominações usadas para os gêmeos univitelinos?
05 - Complete:
a) Gêmeos formados na mesma bolsa e placenta são____________________________
b) Gêmeos onde cada um tem sua bolsa e sua placenta são: _______________________
c) Gêmeos com a mesma placenta mais cada um tem sua bolsa:______________________

06 - Responda as perguntas do título do artigo científico de João Batista Alcântara Oliveira.
07 - O que são gêmeos fraternos?
08 - Como os gêmeos fraternos são formados?
09 - Quem determina o sexo do bebê?
10 - Como pode-se distinguir um gêmeo univitelino do outro?

Leia também curiosidades sobre a formação da impressão digital e gêmeos siameses, postadas nesse blog.

Vale a pena Conferir!

O que você está procurando no O melhor da Biologia? Digite aqui:

Confira!

Este blog é um trabalho voluntário e apaixonado que desenvolvo de forma complementar, desde de 2009, ao meu trabalho como docente e pesquisadora.

Fazer este espaço de educação e ciências se tornou um hobby e uma contínua fonte de capacitação profissional.

Todo material existente aqui é para ser usado por todos os professores e alunos que desejarem. Não havendo nenhum custo financeiro.

Fernanda Aires Guedes Ferreira

Deixe aqui seu comentário.