Daqui cem anos não importará:
o tipo de carro que dirigi,
o tipo de casa que morei,
o tipo de roupas que vesti e
nem quanto eu tinha depositado no banco.

Mas o mundo poderá estar um pouco melhor, isso porque:
fui importante na proteção da vida e na formação de pessoas: fui BIÓLOGA, fui PROFESSORA.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Atividade para 8º ano sobre o Sistema Digestório

Órgãos do sistema digestório humano

Dica para professores: Essa atividade é uma atividade completa para que os alunos possam ter um esquema de estudo para avaliação sobre o assunto. É interessante aplicar essa atividade no final da matéria para que assim os alunos possam respondê-la mais avidamente. Abaixo você encontra a respostas das questões.

Dica para alunos: Leia atentamente cada uma das questões e procure asociar a resposta com os seus conhecimentos adquiridos em sala de aula. Você deverá desenvolver uma ligação entre as perguntas e assim tentar respondê-las oralmente antes de escrever a resposta em seu caderno.

clique aqui para baixar a atividade no formato "word".

01 - Qual a importância do Sistema Digestório para os seres vivos?
É um sistema que permite a digestão de todo o alimento fazendo a absorção de moléculas importantes e eliminando o que é desnecessário para o nosso organismo.



02 – O que são enzimas? Cite exemplos.
Enzimas são proteínas especiais, existentes nos sucos digestivos que quebram as moléculas em partes menores. Exemplos: lipase, protease, amilase, peptidade.


03 – Quais são os órgãos do Sistema Digestório? Quais são considerados órgãos anexos?
Órgãos: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado e intestino grosso.
Órgãos anexos: glândulas salivares, pâncreas e fígado.


04 – Qual o nome correto cientificamente para o “céu” da boca?
Palato


05 – Para que serve a língua?
Importante na deglutição (engolimento) e receptividade da gustação.


06 – Como se denomina as partes externas de um dente?
Coroa: parte visível e branca
Raiz: parte que prende o dente ao alvéolo
Colo: parte entre a raiz e a coroa


07 – Quais são os tipos de dentes que um adulto normal possui? Cite quantos de cada.
Total 32 dentes sendo: 8 incisivos, 4 caninos, 8 pré-molares e 2 molares.


08 – Para que serve a glote que fica na faringe?
A glote é uma cartilagem móvel que quando ocorre a deglutição fecha a abertura da laringe e força assim a passagem de alimentos para o esôfago.


09 – Para que serve o suco gástrico secretado pelo estômago? Quanto de suco gástrico uma pessoa normal produz diariamente?
O suco gástrico serve para digerir os alimentos e torná-lo menor.
Um pessoa normal produz cerca de 1,5 litro de suco gástrico por dia.

10 – Qual órgão do sistema digestório é responsável pela absorção dos alimentos?
Intestino delgado


11 - Qual órgão do sistema digestório é responsável pela desidratação dos restos alimentares tornando-os pastoso originando as fezes?
Intestino grosso


12 – O que é a bile? Ela possui enzimas?
É o nome do suco produzido pelo fígado é um líquido amarelo-esverdeado, de gosto muito amargo.
A bile não possui enzimas

 13 – Relacione o sufixo “ite” que significa inflamação e cite o local onde ocorrem as doenças a seguir:
a) Estomatite: inflamação no estômago
b) apendicite: inflamação no apêndice
c) hepatite: Inflamação nos hepatócitos que são as células do fígado
d) gastrite: inflamação no gastro ( gastro significa em grego estômago) 
e) pancreatite: inflamação no pâncreas


14 – Qual a diferença entre digestão química e digestão mecânica?
Digestão química é aquela que transforma os nutrientes em subsatâncias mais simples. compostas de moléculas bem pequenas, capazes de atravessar as paredes do intestino e penetrar nos vasos sanguineos.
Digestão mecânica: consiste na mastigação, deglutição e movimentos peristálticos.


15 – Por que o suco gátrico do estômago não digere a si próprio?
Porque o estômago é forrado internamente por uma substância chamada mucina gástrica que impede o contato do suco gástrico com o estômago.


16 – Onde ocorre a:
a) Quimificação: no estômago
b) insalivação: na boca
c) quilificação: no intestino


17 – Complete: (Lembre-se que o sufixo “ase” refere-se a enzimas digestivas)

a) O nome da enzima que degrada os lipídeos é lipase.
b) O nome da enzima que degrada os proteínas é protease.
c) O nome da enzima que degrada os amidos é amilase.



18 – Sobre a doença gastroenterite, responda:

a) Por que é a principal causa da mortalidade infantil? Porque está relacionada a questões sociais como saneamento básico e grande parte das pessoas vivem em locais com péssimas condições de higiene.

b) Como ocorre o contágio? Pela ingestão de alimentos contaminados com micro-organismos.

c) Quais são os sintomas? Os mais comuns são náuseas, vômitos e diarreias.



19 - Sobre a doença bacteriana chamada cólera, responda:

a) O que as bactérias da doença causam? As bactérias fazem com que o organismo elimine fezes aquosas e esbranquiçadas.

b) Como ocorre o contágio? Pela ingestão de água e alimentos contaminados.

c) Quais são os sintomas? Causa grande desidratação, emagrecimento, anemia, náuseas e diarreias.


Capriche! Afinal, o seu sucesso depende de sua dedicação e do seu esforço.

50 comentários:

  1. Espero que essa atividade possa ajuadr vocês alunos do 8º ano I da Escola Estadual Manoel Antônio de Souza.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Fernanda,
    obrigada pelo blog. Excelentes as informações, os desenhos e as atividades.
    Marcia

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo blog! Muito bonito, criativo e útil.

    ResponderExcluir
  4. gostei de mais das informações obtidas, me exclareceram bastante sobre o assunto

    ResponderExcluir
  5. Nossa isso é muito bom pork quandoo um professor for passar uma prova isso iria ajudar muito continue postando exercicios com respostas sobre ciências...
    amei esse exercicio mim ajudou muiito obg

    ResponderExcluir
  6. me ajudaram muito no tebalho sou do 8 ano nunca tinha visto uma explicação assim parabens

    ResponderExcluir
  7. esse blog me ajudou muito, por isso eu digo obrigada continuem assim parabens!

    ResponderExcluir
  8. minha professora colou essa atividade e passou para agente la na sala
    mais eu como eu sou esperta ne fui procurar para que serve a lingua e achei essa atividade
    agora vou tirar nota maximaaa
    iupiii to felix da viva kikiki
    ahhhh obrigada mesmo valeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. comigo aconteceu a mesma coisa, copiei tudo e vou acertar tudo!!!!kkkkk

      Excluir
    2. comigo também kkkkkkkkkkk

      Excluir
    3. A minha professora pegou as perguntas desse site e mando nós escrevermos as respostas, pois valia nota, agora eu estou pegando tudo daqui heheh acho que vou tirar dez!

      Excluir
  9. eu tenho um trabalho de educação física o assunto é anatomia e eu tenho que desenhar o sistema digestório .

    ResponderExcluir
  10. vlw galera pela ajuda fez uma grande diferença

    ResponderExcluir
  11. cara gostei muito so falta eu passaar no,provão.

    ResponderExcluir
  12. Adorei os exercícios!Parabéns!

    ResponderExcluir
  13. Minha professora passou essa atividade como nota para a prova quem tira-se uma boa nota naum faria a prova!! e eu acho que essa benditah prova em naum vou fazer mesmo!! aoskoaskoaksoask
    e o melhor é q minha notah vai ser dez!!
    mt obg!! oaskoaksoas

    ResponderExcluir
  14. kkkkkkkkkkkk, q bagunçaa meu professor passou uma atividade igualzinha à essas perguntas ele só copiou e colou e deu pra gente , vou tirar a nota máxima que ilárioo vlw blog e vlw professora

    ResponderExcluir
  15. kkkkkkkkkkk
    meu professor passou esta atividade pramin e eu achei esse site agora é so copiar as respostas

    ResponderExcluir
  16. minha professora deu esse trbalho para minha sala 801 em igarapé. vou tirar total



    wendercassio igarapé

    ResponderExcluir
  17. valeuuuu caraa por isso

    ResponderExcluir
  18. respostas claras mas nao constam em apostilas de 8°ano por exemplo as enzimas estao em nomes complicadfos nao expostos em apostilas.

    ResponderExcluir
  19. por causa que isso ta aqui agora tiro 5 pontos de graça kkkkkkkkkkkkk.

    ResponderExcluir
  20. muito bom o professor pega as perguntas da ki e nos copia as respostas

    ResponderExcluir
  21. Muito boa a matéria, site muito bem organizado, foi útil, tem muitas informações importantes, a foto do Sistema Digestório está legivel, gostei muito do blog. O melhor ainda é que eu tenho um trabalho valendo 5,0 pontos, vou tirar total. Parabéns e Obrigada !

    - Ýzabela Curtis.

    ResponderExcluir
  22. Uau,amei esse blog.Parabéns






    Lara

    ResponderExcluir
  23. afiiiiiiii adorei vou tirar total

    ResponderExcluir
  24. nossa amei , consegui fazer meu trabalho de ciencias todo !!!

    ResponderExcluir
  25. vlw pela ajuda tenho que agradecer de montão pela a ajuda tinha dizeno perguntas igal a deste saite para mim fazer eu acho que ela tirou da qui mais muito obrigado

    ResponderExcluir
  26. Poow cara muuito obriigada meesmo ... Mh professora pegou as questoes deste site passou para nossa prova e mandou agente levar a prova pra casa . Mais eu n sabia q era desse site ... Procureei e acheei todas as minhas respostas .. Nossa c n fosse esse site de bsucas eu n sei oque seria de mim :S:S

    ResponderExcluir
  27. karaks a minha prof passou as mesmas perguntas
    pelo menos seii que vou bem!!adoreii esse site

    ResponderExcluir
  28. muito bom ... tudo o que a professora havia explicado est� ai ;)

    ResponderExcluir
  29. ow vlw ajudaram bastante obigadao

    ResponderExcluir
  30. Oi, me ajudou muito muito mesmo.Obrigada!!!!

    ResponderExcluir
  31. Parabens pelo blog! É excelente! Me ajudou demais!

    ResponderExcluir
  32. que site otimo valeeu pela ajuda na cola do trabalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. espero que me ajudei muito isso.

      Excluir
    2. Minha Professora Passou O dever Igualzinho a Esse Que Sorte e So Copiar As Respostas Agora kkk

      Excluir
  33. woww muito legal minha prof me de todas essas questoes uauu muito obg Fernada vc me ajudou muito mais mesmo assim procuro estudar bastante vlwww arrasouu

    ResponderExcluir
  34. Minha proffe colocou udo isso no trabalho vou tirar totaaall ... ARRASOU gaaata

    ResponderExcluir
  35. muito bom mais ver se eu to certa na questão 03) faltou o ânus.

    ResponderExcluir
  36. Professora pegou 80% daqui! Agr eu vou escrever com minhas palavras e nota macima lá vou eu

    ResponderExcluir
  37. muito bom mim ajudou bastante

    ResponderExcluir
  38. Poow,Legal'.' Miinha Prof.' Colocouu' Toodas As questôoes '. Aii'U.u nuuma Ativiidade

    ResponderExcluir
  39. Muito bom o seu blog, me ajudou muito ^.^

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário para mim, assim poderei sempre melhorar meu blog.