segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Genética e Lamarck

EPIGENÉTICA: ESTARIA LAMARCK CERTO?


INTRODUÇÃO:

“O fenótipo de um organismo pode ser transformado e repassado às gerações seguintes”. Essa afirmação provavelmente seria considerada uma idéia lamarckista, uma vez que, em 1809, o naturalista Jean- Baptiste Lamarck afirmou que as características adquiridas por um organismo podiam ser transmitidas para os seus descendentes. Com os avanços na biologia molecular, a epigenética revela que os efeitos ambientais podem interferir no funcionamento dos genes, modificando os fenótipos, através do processo de metilação do ADN, em que se altera a expressividade do gene sem modificar a seqüência dos nucleotídeos. Esse processo modifica as características de um organismo de acordo com o estilo de vida e os seus padrões de metilação são transmitidos aos seus descendentes, retomando a idéia Lamarckista. Assim essa ciência levanta uma polêmica: poderá ela ser considerada um neolamarckismo, em que as diferenças entre os organismos são devidas à herança dos caracteres adquiridos, não só pela influência do uso e desuso dos órgãos, mais ainda pelas condições físico-químicas do ambiente? E se existir uma relação direta entre os dois assuntos, como os cientistas da área estão encarando este novo paradigma da evolução? Será que Lamarck teria alguma razão?

METODOLOGIA:

Através de análise bibliográfica, procurou-se esclarecer a relação entre a teoria evolucionista da herança de caracteres adquiridos proposta por Jean-Batiste Lamarck e a epigenética, a qual estabelecem novos parâmetros às características fenótipas, com o envolvimento da biologia molecular. Primeiramente foram reunidas informações sobre a herança genética segundo Lamarck. Em seguida foi realizado um estudo sobre epigenética e como essa ciência pode estabelecer uma relação com a evolução. Foram analisados livros específicos de cada área, diversos artigos científicos publicados em periódicos on-line, assim como publicações em revista e sites científica. Foram considerados os pontos de vista defendida pela as duas ciências envolvidas: a biologia molecular (epigenética) e evolução.

RESULTADOS:

As influências dos fatores epigenéticos no fenótipo de um organismo parecem evidentes,uma vez que as características de um ser vivo são determinadas no seu genótipo, ou seja no ADN. Porém a forma como essas características se expressarão depende de outros fatores,entre eles a metilação da citosina do material genético. Os padrões de metilação podem ser herdados e alterados com os estilos de vida,argumento usado por cientistas que defendem a epigenetica como indícios de que Jean-Baptiste Lamarck não estava totalmente errado. Ele afirmava que o organismo adquiria caracteres que ofereciam maiores probabilidades de sobrevivência e eram passados às gerações seguintes. O uso da epigenética como meio de reabilitar as teorias lamarckistas enfrenta uma resistência entre os evolucionistas,uma vez que não estão convencidos da relevância desta ciência na evolução. Percebe-se a dificuldade de aceitação da idéia do ambiente como um indutor da variação hereditária e não mais como somente um selecionador, já que fundamentos darwinianos dominam. Entre os biólogos moleculares a epigenética abriu muitas portas para a compreensão de muitos processos genéticos, entre eles, a nível moleculares,a possível herança de caracteres adquiridos, o que retoma alguns dos fundamentos defendidos por Lamarmak.

CONCLUSÕES:

Diante de eventos epigenéticos, Lamarck poderia ter razão quanto à herança de caracteres adquiridos, uma vez que o ambiente poderia gerar fenótipos herdáveis. A ligação do grupo metil à base nitrogenada citocina podem silenciar o gene, o que eventualmente alteraria o fenótipo do indivíduo e este poderia ser herdado, o que relembra parte da teoria lamarckista. Os padrões de metilação de citocina do ADN são os mecanismos mais conhecidos dentro da epigenética. Esses padrões podem ser influenciados pelo estresse ambiental ou pelo estilo de vida, como a subnutrição materna que podem gerar diminuição da estatura do filho e de futuras gerações. Essas mudanças epigenéticas não modificam o genótipo e sim a forma de expressão gênica. Os avanços da epigenética ainda geraram discussões entre os biólogos moleculares e evolucionistas no cenário científico, onde não há um consenso. Assim, são necessários mais estudos sobre essa área e sobre os impactos que podem gerar nos processos evolucionários.

Palavras-chave: Epigenética, Lamarck, Evolução

Artigo apresentado 60ª Reunião Anual da SBPC por:
Fernanda Aires Guedes1
Sandra Mara Gomes Cunha1
Lílian Silva Venâncio1
Leandro Vasconcelos Ferreira1
Douglas Henrique Antunes Silva1
1. Universidade de Itaúna

Atividades de Ciências sobre Rochas

Atividades de Ciências sobre Rochas

Aluno(a): _____________________________________nº _____ data: ___/___/__


01 Cite 03 exemplos de rochas:

• Magmáticas:
• Sedimentares:
• Metamórficas:

02 Como são formadas as rochas Magmáticas?

03 As rochas Sedimentares são formadas por ações do Meio Ambiente, explique como isso ocorre.

04 Complete a coluna da direita conforme as informações da coluna à esquerda:

(1) Granito
(2) Basalto
(3) Argila
(4) Pedra-pomes
(5) Gnaisse
(6) Mármore
(7) Areia

05 A partir da música Canção das rochas: Faça um comentário de cinco linhas no mínimo sobre a importância das rochas, explicando o que você aprendeu sobre elas.

Para acessar o link da paródia Canção das rochas clique aqui

Revisão de Ciências 6º ano do Ensino Fundamental

Revisão Geral 

Aluno(a): ____________________________ Turma: 6º ano

Professora: ______________ Valor: ______ Nota: ______


01 Como é formado o ambiente dos seres vivos?

02 Dê três exemplos de seres vivos (meio biótico) e seres não-vivos (meio abiótico) presentes na natureza.

03 “Numa determinada região temos muitas plantas que produzem frutos. Certos insetos adoram sugar o liquido doce contido nesses frutos. Por sua vez, determinadas aves gostam de se alimentar desses insetos. Todos vivem numa região de lata temperatura, com poucas chuvas e solo bem arenoso.”

Observe que o texto apresenta palavras destacadas. Separe-as em dois grupos: fatores bióticos e fatores abióticos.

04 Explique o que é:

a) um organismo
b) uma população
c) uma comunidade
d) ecossistema
e) biosfera

05 Como é formada a chuva ácida?

06 Explique a função dos seres vivos abaixo na formação das cadeias alimentares:

a) produtores:
b) consumidores:
c) decompositores:

 06 Dê dois exemplos de seres vivos:

a) produtores
b) consumidores I (herbívoros
c) consumidores II (carnívoros):
d) decompositores:

07 Desenhe ou esquematize uma cadeia alimentar contendo seres vivos produtores, consumidores I e II e decompositores.

08 Sobre as regiões do nosso planeta explique:

a) litosfera
b) hidrosfera:
c) atmosfera:

09 Dê o nome das camadas que formam o planeta Terra:

10 Explique como são produzidos os terremotos ou abalos sísmicos.

11 Faça um breve comentário sobre Deriva continental e placas tectônicas.

12 Explique a formação das rochas:

a) magmáticas
b) sedimentares
c) metamórficas

13 Dê três exemplos de rochas:

a) magmáticas:
b) sedimentares:
c) metamórficas:

14 Explique como é a constituição dos solos:

a) arenoso:
b) argiloso:

Atividades de Ciências sobre Ecologia e Cadeia Alimentar

Atividades de Ciências sobre Ecologia e Cadeia Alimentar

Aluno(a): ______________________________nº _____ data: ___/___/__
Professora: ______________________Valor: ________ Nota: ______


01 O que é ecologia?
_______________________________________________________

02 As plantas produzem seu próprio alimento. Então podemos dizer que elas não dependem de outros seres vivos para a sua sobrevivência? Explique sua resposta.
________________________________________________________

03 Quanto ao tipo de alimentação, qual a diferença entre um animal:

a) Herbívoro:______________________________________________
b) Carnívoro:______________________________________________
c) Onívoro:_______________________________________________

04 Qual a diferença entre meio biótico e abiótico?

_______________________________________________________

05 Por que os seres produtores são assim chamados?

_______________________________________________________

06 Qual o papel dos seres decompositores em um ecossistema?

_______________________________________________________
07 Dê dois exemplos de seres vivos:

a) Produtores:____________________________________________
b) Consumidores I (herbívoros):______________________________
c) Consumidores II (carnívoros):______________________________
d) Decompositores:_______________________________________

08 Desenhe ou esquematize uma cadeia alimentar no espaço abaixo, contendo seres produtores, consumidores e decompositores:

Bingo de Ciências para 6º ano ensino fundamental

Colegas de trabalho este jogo de ciências vai dar uma turbinada em suas aulas inovadoras. Os alunos vão adorar responder as questões do BINGO e com isso aprender mais Ciências. É importante você trabalhar, antes de jogar o Bingo, as questões usadas nele, para que asim todos os alunos possam participar.


Bingo de Ciências

Objetivo Geral: Revisar todos os conteúdos do ano letivo.

Conteúdo a ser trabalhado: revisão sobre Sistema Solar, Ecologia, Água, Solo, Ar e Taxonomia

Tempo necessário: 2 aulas



Para o sucesso deste jogo é importante que você use-o como revisão do conteúdo do 6º ano ou na introdução do 7º ano, pois no decorrer do jogo os alunos encontrarão muitas perguntas que necessita de conhecimento prévio. Ficará divertido se você permitir que os alunos durante o jogo “chutem” as respostas em voz alta para que todos possam interagir, mas cuidado para não gerar tumulto. É necessário explicar no início as regras do jogo e deixar bem claro que você não voltará nas perguntas já sorteadas, caso surjam dúvidas, isso será importante para o bom andamento da aula.
As cartelas para o jogo encontram-se neste livro após as instruções, sugiro que você faça fotocópias das cartelas em folhas coloridas e as encapem com plástico transparente, pois assim você poderá usá-las diversas vezes em suas aulas. O mesmo pode ser feito com as perguntas a serem usadas no sorteio.
Se achar conveniente leve um singelo brinde para os campeões (Dispense as guloseimas, pois em algum momento você trabalhará, com estes mesmos alunos, bons hábitos alimentares e levar guloseimas poderá não ser condizente.)


O material abaixo está completo é só imprimir, cortar , jogar e se divertir.


Instruções para o jogo:

1         Monte as 15 cartelas do Bingo de Ciências.
2        Recorte as perguntas com as respostas a serem usadas no sorteio.
3        Na primeira aula entregue um fotocópia das 50 perguntas e peça aos alunos que as respondam individualmente, após corrija-as.
4        Para começar a jogar divida os alunos em 15 grupos, trios ou duplas, conforme o tamanho da turma.
5        Distribua pequenas quantidades de feijões por cartela, se preferir use pequenas bolinhas de papel.


6        O Bingo será cantado com perguntas numeradas de 1 a 50. Essas perguntas deverão ser cortadas e dobradas uma a uma em uma caixinha pelo professor ou poderá ser usado o globo de um bingo com bolinhas numeradas, cada número sorteado corresponde à pergunta referente aquele número.
7        As cartelas possuem as respostas das perguntas. Nenhuma cartela é igual.
8        Aqueles que marcarem toda a cartela vencerão o jogo.



Perguntas para o BINGO DE CIÊNCIAS para ser trabalhadas anteriormente ao dia de jogar o Bingo:

1. Qual é o planeta do sistema solar mais próximo do sol? _______________
2. Qual é o planeta do sistema solar mais longe do sol? _______________
3. Qual é o nome do planetóide do nosso sistema solar? _______________
4. Qual o planeta mais próximo da terra e que fica depois do planeta mercúrio? _______________
5. Qual o nome da explosão que formou a nossa galáxia? _______________
6. Qual é o nome dos astros formados por núcleo, cabeleira e cauda? _______________
7. Qual é o nome da menor partícula que forma uma matéria? _______________
8. Qual é o nome da menor porção de uma substância formada por átomos? _______________
9. Qual é o nome da camada da Terra cheia de vida? _______________
10. Qual é o nome da camada gasosa da Terra? _______________
11. Qual é o nome da camada sólida de terra do nosso planeta? _______________
12. Qual é a parte mais externa da Terra? _______________
13. Qual é a parte mais interna da Terra? _______________
14. Em qual camada da Terra se encontra a camada de Ozônio? _______________
15. Qual é o nome da pessoa especialista em astronomia? _______________
16. Qual o nome da pessoa especialista em agronomia? _______________
17. Como são denominados os seres vivos que produzem seu próprio alimento? _______________
18. Como são denominados os seres vivos que não produzem seu próprio alimento? _______________
19. As plantas retiram do ar oxigênio e devolvem o quê? ___________
20. Os animais retiram do ar gás carbônico é devolvem o quê? ____________
21. Qual é o nome do processo que as plantas usam para fabricar seu próprio alimento? __________
22. Qual o nome da propriedade do ar que diminui o volume quando comprimido? _______________
23. Qual o nome da propriedade que o ar tem de aumentar de volume, ocupando todo o espaço disponível? _____________
24. Como é denominada a quantidade de matéria existente em um corpo? _______________
25. Como é denominada a ação da força gravitacional sobre a massa do corpo? _______________
26. Qual o nome do vento com velocidade média acima de Unicelular0 Km/h? _______________
27. Qual o nome do vento com velocidade média acima de 100 Km/h e gira em movimento de rotação?
28. Qual o nome da ciência que estuda a vida? _______________
29. Qual é o nome da unidade básica para a vida, sendo que seu conjunto forma os tecidos dos seres vivos? _______________
30. Como são classificados os seres vivos formados por uma só célula? _______________
31. Como são classificados os seres vivos formados por mais de uma célula? _______________
32. Como é classificado o reino das bactérias? _______________
33. Como é classificado o reino dos protozoários? _______________
34. Como é classificado o reino dos fungos? _______________
35. Qual é a sigla da doença sexualmente transmissível chamada Síndrome da Imunodeficiência adquirida? _______________
36. Qual o nome da substancia liquida ou pastosa que sai dos vulcões? _______________
37. Em qual camada da Terra esta ligada o vulcão interiormente? _______________
38. Como são denominadas as rochas formadas pelas erupções vulcânicas? _______________
39. Como são denominadas as rochas formadas pelas transformações de outras rochas? _______________
40. Qual o nome da rocha metamórfica que e originou do granito e é constituinte do pão de açúcar no Rio de Janeiro? _______________
41. Como é classificado um conjunto de organismos que reproduzem entre si, formando descendentes férteis? _______________
42. Qual é o nome do conjunto de organismo de uma mesma espécie que ocupam determinada área ou espaço? _______________
43. Qual é o nome do conjunto de populações que se relacionam entre si e com o meio? _______________
44. Que nome se dá aos seres vivos de uma cadeia alimentar que fazem fotossíntese? _______________
45. Como se chama um ser vivo que come carne? _______________
46. Como se chama um ser vivo que come vegetal? _______________
47. Como se chama um ser vivo que come carne e vegetal? _______________
48. Que nome se dá aos seres vivos de uma cadeia alimentar que reciclam a matéria orgânica e fazem decomposição? _______________
49. Como é denominada uma sequência de seres vivos, em que um serve de alimento para o outro, dentro de um ecossistema? _______________
50. Que nome se dá ao conjunto de cadeias alimentares entrelaçadas? _______________

Cartelas para jogar o Bingo (Clique nas cartelas vê-las em tamanho maior)
 











































Perguntas para usar no sorteio dentro do globo ou caixinha ( Corte ao redor de cada pergunta)


1. Qual é o planeta do sistema solar mais próximo do sol? Mercúrio

2. Qual é o planeta do sistema solar mais longe do sol? Netuno

3. Qual é o nome do planetóide do nosso sistema solar? Plutão

4. Qual o planeta mais próximo da terra e que fica depois do planeta mercúrio? Vênus

5. Qual o nome da explosão que formou a nossa galáxia? Big-Bang

6. Qual é o nome dos astros formados por núcleo, cabeleira e cauda? Cometa

7. Qual é o nome da menor partícula que forma uma matéria? Átomo

8. Qual é o nome da menor porção de uma substância formada por átomos? Molécula

9. Qual é o nome da camada da Terra cheia de vida? Biosfera

10. Qual é o nome da camada gasosa da Terra? Atmosfera

11. Qual é o nome da camada sólida de terra do nosso planeta? Litosfera

12. Qual é a parte mais externa da Terra? Crosta terrestre

13. Qual é a parte mais interna da Terra? Núcleo

14. Em qual camada da Terra se encontra a camada de Ozônio? Estratosfera

15. Qual é o nome da pessoa especialista em astronomia? Astrônomo

16. Qual o nome da pessoa especialista em agronomia? Agrônomo

17. Como são denominados os seres vivos que produzem seu próprio alimento? Autótrofos

18. Como são denominados os seres vivos que não produzem seu próprio alimento? Heterótrofos

19. As plantas retiram do ar oxigênio e devolvem o quê? Gás carbônico

20. Os animais retiram do ar gás carbônico é devolvem o quê? Oxigênio

21. Qual é o nome do processo que as plantas usam para fabricar seu próprio alimento? Fotossíntese

22. Qual o nome da propriedade do ar que diminui o volume quando comprimido? Compressibilidade

23. Qual o nome da propriedade que o ar tem de aumentar de volume, ocupando todo o espaço disponível? Expansibilidade

24. Como é denominada a quantidade de matéria existente em um corpo? Massa

25. Como é denominada a ação da força gravitacional sobre a massa do corpo? Peso

26. Qual o nome do vento com velocidade média acima de Unicelular0 Km/h? Furacão

27. Qual o nome do vento com velocidade média acima de 100 Km/h e gira em movimento de rotação? Ciclone

28. Qual o nome da ciência que estuda a vida? Biologia

29. Qual é o nome da unidade básica para a vida, sendo que seu conjunto forma os tecidos dos seres vivos? Célula

30. Como são classificados os seres vivos formados por uma só célula? Unicelulares

31. Como são classificados os seres vivos formados por mais de uma célula? Multicelulares

32. Como é classificado o reino das bactérias? Monera

33. Como é classificado o reino dos protozoários? Protista

34. Como é classificado o reino dos fungos? Fungi

35. Qual é a sigla da doença sexualmente transmissível chamada Síndrome da Imunodeficiência adquirida? AIDS

36. Qual o nome da substancia liquida ou pastosa que sai dos vulcões? Lava

37. Em qual camada da Terra esta ligada o vulcão interiormente? Manto

38. Como são denominadas as rochas formadas pelas erupções vulcânicas? Magmáticas

39. Como são denominadas as rochas formadas pelas transformações de outras rochas? Metamórficas

40. Qual o nome da rocha metamórfica que e originou do granito e é constituinte do pão de açúcar no Rio de Janeiro? Gnaisse

41. Como é classificado um conjunto de organismos que reproduzem entre si, formando descendentes férteis? Espécie

42. Qual é o nome do conjunto de organismo de uma mesma espécie que ocupam determinada área ou espaço? População

43. Qual é o nome do conjunto de populações que se relacionam entre si e com o meio? Comunidade

44. Que nome se dá aos seres vivos de uma cadeia alimentar que fazem fotossíntese? Produtores

45. Como se chama um ser vivo que come carne? Carnívoro

46. Como se chama um ser vivo que come vegetal? Herbívoro

47. Como se chama um ser vivo que come carne e vegetal? Onívoro

48. Que nome se dá aos seres vivos de uma cadeia alimentar que reciclam a matéria orgânica e fazem decomposição? Decompositores

49. Como é denominada uma sequência de seres vivos, em que um serve de alimento para o outro, dentro de um ecossistema? Cadeia Alimentar

50. Que nome se dá ao conjunto de cadeias alimentares entrelaçadas? Teia alimentar

Avaliação de Ciências ( Revisão da Paródia Canção das Rochas)

Atividades de Ciências 
( Revisão da Paródia Canção das Rochas)
Link para acessar a paródia canção das rochas clique aqui



Aluno(a): ____________________________________nº _____ data: ___/___/__
Professora: __________________________________Valor: ______ Nota: ______



01 Cite 03 exemplos de rochas:

• Magmáticas: ____________________________________________
• Sedimentares: ___________________________________________
• Metamórficas: __________________________________________

02 Como são formadas as rochas Magmáticas?
_________________________________________________
_________________________________________________

03 As rochas Sedimentares são formadas por ações do Meio Ambiente, explique como isso ocorre.
_________________________________________________
_________________________________________________

04 Complete a coluna da abaixo conforme as informações da coluna acima:

(1) Granito
(2) Basalto
(3) Argila
(4) Pedra-pomes
(5) Gnaisse
(6) Mármore
(7) Areia

( ) Rocha muito utilizada na pavimentação de calçadas e ruas

( ) Rocha transformada, usada em estátuas, de cor esbranquiçada.
( ) Rocha que constituí o Corcovado no Rio de Janeiro.
( ) Rocha formada da espuma do magma, usada para lixar os pés.
( ) Rocha utilizada em pias domésticas.
( ) Rocha que constituí parte do solo, parecendo com barro.
( ) Rocha utilizada na construção de casas, sendo rocha sedimentar

05 A partir da música Canção das rochas: Faça um comentário de cinco linhas no mínimo sobre a importância das rochas, explicando o que você aprendeu sobre elas.
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terça-feira, 16 de fevereiro de 2010


Mensagem para a turma de Ciências Biológicas da Universidade de Itaúna 2009

Oradora: Fernanda Aires Guedes

Pois é, o grande dia chegou, e nesse momento quantas são as lembranças que nos vem a memória. Sabemos que para realização deste grande sonho foi necessário trilharmos em caminhos árduos e floridos cheios de dúvidas e certezas.

Mas agora os nossos corações estão em festa, apesar de todos os atropelos desse últimos anos, aqui, passamos momentos inesquecíveis conquistamos amizades, construímos a nossa maturidade profissional e aprendemos o principal: acreditar em nós mesmos, acreditar que somos capazes de lutar e vencer por nossos sonhos.

Do vestibular até aqui muitos fatos aconteceram , cada um de nós teria casos inusitados para contar sobre os dias de faculdade, sentiremos saudades desta instituição, Universidade de Itaúna, dos formidáveis mestres, funcionários, colegas e desta cidade que foi cúmplice das venturas e desventuras que vivemos.

Mas agora, tamos realizados, as dúvidas, os medos, as dificuldades desta fase ficou para trás, hoje temos duas certezas em nossos corações:

Somos BIÓLOGOS

Somos FELIZES.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Viagem interplanetário - Projeto de Ciências

Viagem interplanetária


A atividade a seguir é sobre uma viagem interplanetária nos planetas do Sistema Solar. Para realização desta aula diferente é preciso dividir a turma em nove gupos, sendo, um grupo para cada planeta.
O professor precisa imprimir as fichas abaixo e distribuir uma por grupo.

Cada grupo apresentará para a turma seu planeta, falando suas características e curiosidades. O professor deve iniciar à atividade narrando o início da viagem interplanetária.


Nas noites de verão, quando não há uma única nuvem no céu estrelado, dá a maior vontade de sair passeando por aí? Pois vamos aproveitar o bom tempo para dar uma volta pela vizinhança... pela vizinhança interplanetária.
Vamos chegar mais perto e dar um passeio pelos planetas do Sistema Solar. Quase todos os planetas se dividem em dois grupos: quatro pequenos planetas rochosos perto do Sol (Mercúrio, Vênus, Terra e Marte) e quatro planetas mais distantes, grandes e gasosos (Júpiter, Saturno, Urano e Netuno). Muito pequeno e gelado, Plutão não entra em nenhum dos grupos e fica de fora da turma.
interplanetária



01 ) Saindo da Terra e indo em direção ao Sol, o primeiro planeta que encontramos é Vênus.
De vista até parece com a Terra, são mais ou menos do mesmo tamanho. Mas Vênus possui uma atmosfera irrespirável e é circundada por uma pesada nuvem, que torna sua superfície muito quente para que haja vida por lá (pelo menos é o que se acredita até hoje...).
Vênus também é o planeta que demora mais tempo para girar em torno de si mesmo no Sistema Solar.
Enquanto a Terra demora apenas um dia, Vênus leva 243 dias.
Sondas espaciais revelaram alguns mistérios do planeta: Vênus é cheio de crateras, montanhas e vulcões, e tem duas grandes planícies.
02) Chegamos a Mercúrio, o planeta mais próximo do Sol.
Esse pequeno planeta lembra a Lua, com sua superfície cheia de crateras.
Mas aqui o calor e o frio são insuportáveis, oscilando entre 430 graus Celsius no lado iluminado pelo Sol e -170 graus Celsius no lado escuro.
Quando a noite chega em Mercúrio, a temperatura cai muito, pois quase não existe atmosfera no planeta.
Por isso, vamos dar meia-volta, passar por Vênus e aproveitar para dar uma olhada de longe na Terra.


03) Quinto maior planeta do Sistema Solar, a Terra vista do espaço é uma esfera azul com manchas marrons e verdes (que são os continentes).
Ops, aí vem aí, o único satélite da Terra. Melhor seguir adiante.

04) Chegamos ao "planeta vermelho": Marte, o quarto planeta mais próximo do Sol e que, junto com os outros três, integra o grupo dos planetas rochosos do Sistema Solar.
Assim como a Terra tem seu satélite, a Lua, Marte também não está desacompanhado: possui dois pequenos satélites de formas irregulares, com nomes engraçados: Fobos e Deimos.
No século 19, os astrônomos acreditavam que Marte possuía sinais de vida, como marcas parecidas com canais de água e manchas escuras semelhantes a vegetação.
Hoje se sabe que as manchas de "vegetação" eram áreas de concentração da poeira vermelha, cor de tijolo, que cobre a maior parte do planeta.
Mas, em relação à, esses astrônomos estavam certos: em junho de 2.000, cientistas descobriram que existe mesmo água em Marte!

Embora não tenham encontrado nenhuma evidência de "vida marciana", os pesquisadores dizem que o planeta tem as condições necessárias para a existência de seres vivos.
E, em agosto de 2003, Marte passou "raspando" aqui na Terra! Em 60 mil anos, essa foi a ocasião em que o planeta vermelho chegou mais perto da gente.

05) O próximo planeta que encontramos pela frente é Júpiter.
É o primeiro dos planetas gasosos, ao lado de Saturno, Urano e Netuno.
Existem algumas características comuns a esses quatro planetas: são formados por elementos leves (diferente dos planetas rochosos, compostos de rochas e metais), possuem vários satélites e são bem grandes.
Júpiter é o maior dos planetas, "apenas" mil vezes menor que o Sol, e possui vários anéis e satélites.
Como sua rotação é muito rápida, formam-se fascinantes estruturas de nuvens.
A mais incrível é uma tempestade chamada de Grande Mancha Vermelha, uma coluna em espiral de nuvens aproximadamente três vezes maior que a Terra!


06) Depois do gigante Júpiter, encontramos Saturno.
E aqui o visual é deslumbrante, porque os anéis em volta do planeta formam um lindo espetáculo de cores.
O sistema de anéis de Saturno é muito fino, com menos de um quilômetro de espessura, mas se estende por mais de 420 mil quilômetros além da superfície do planeta.
Como se não bastasse, Saturno é também o planeta com maior número de satélites, mais de 20 identificados até agora.
Se não fosse inabitável para os seres humanos, seria um lugar bonito de se morar...


07) Desviando das belezas de Saturno, chegamos a Urano, o terceiro maior planeta do Sistema Solar.
Constituído por uma mistura densa de diferentes tipos de gelo e gás ao redor de um núcleo sólido, Urano possui uma atmosfera com traços de gás metano, responsável por sua cor azul-esverdeada.
É rodeado por 11 anéis, compostos pela matéria mais escura do Sistema Solar, e por 15 luas conhecidas, todas de gelo.
Pena que, ao contrário de Saturno, cujo sistema de anéis tem milhares de quilômetros de largura, os anéis de Urano são muito pequenos e difíceis de identificar.


08) Próxima parada: Netuno, oitavo planeta do Sistema Solar.
Quatro vezes maior do que a Terra, ele tem quatro satélites principais e, como Saturno, também possui anéis, que só foram detectados em 1977!
É o último dos grandes planetas gasosos, composto principalmente por hélio e hidrogênio.

A atmosfera possui grandes manchas, que na verdade são enormes tempestades que dão a volta no planeta com ventos de cerca de 2 mil quilômetros por hora!


09) Depois dele vem o minúsculo Plutão, o menor do Sistema Solar, que não se encaixa em nenhuma classificação anterior e possui apenas um satélite.
Tem uma órbita bem maluca e é difícil de ser compreendida, tanto que às vezes chega a entrar em órbita alheia, quer dizer, na órbita de seu vizinho Netuno. Plutão passa pela órbita de Netuno durante 20 anos dos 248 anos que leva para dar uma volta ao redor do Sol.
Descoberto somente em 1930, Plutão é o último planeta do Sistema Solar. Pelo menos até agora.