Escola Estadual Manoel Antônio de Sousa tem o segundo melhor trabalho de Mg para exposição na UFMG

A Escola Estadual Manoel Antônio de Sousa localizada em Azurita realizou no dia 20 e 21 de agosto de 2010 a sua feira anual de Ciências sob coordenação do professor José Antônio. Vários trabalhos foram expostos chamando atenção de toda a comunidade escolar de Azurita.

O primeiro lugar na categoria Ensino Médio foi o trabalho PROBLEMAS AMBIENTAIS: causas e efeitos, produzido pelos alunos da EJA, sob coordenação do professor José Antônio. Eu como professora substituta do professor de Ciências, José Antônio, elaborei o artigo científico que foi enviado para a UFMG JOVEM E IV FECEB – MG a qual concorreu com os demais trabalhos de todas as escolas públicas e privadas de Minas Gerias.

O resultado não poderia ser melhor, o trabalho científico da nossa escola ficou em segundo lugar geral juntamente com outros oitenta trabalhos escolhidos pela UFMG, o que mostra o grande desempenho científico do  mesmo.


Nós professores e alunos da escola estamos muito satisfeitos com esse resultado e agora temos um só objetivo: trazer uma placa de mensão honrosa para a nossa escola.

Parábens aos alunos do 3º ano EJA, vocês mereceram!




Leia Mais ››

Atividades de Biologia sobre Genética - 1º Lei de Mendel


Atividades de Biologia sobre Genética - 1º Lei de Mendel


01 - Defina:


a) Cromossomos: são fios finos e longos com grande afinidade por corantes que são vistos na divisão celular. Se encontram no n´cleo da célula e são formados de bases nucléicas.
b) cariótipo: conjunto de cromossomos que uma espécie pode possuir.
c) cromátide: cada fio individual do cromossomo.
d) autofecundação: fenômeno onde a pr´pria espécie possui a capacidade de se fertilizar sem a necessidade de outro indivíduo. Muito comum em ervilhas.

02 - Qual a diferença fundamental entre a primeira divisão da meiose e uma mitose?

Na mitose formam-se 2 células diplóides já na meiose formam-se 4 células haplóides.
Na mitose na primeira divisão separam-se cromátides-irmãs, já na meiose separam-se cromossomos homólogos.

03 - Complete:


a) No final da mitose formam-se 2 células diplóides , ou seja, com o número completo de cromossomos.
b) NO final da meiose formam-se 4 células haplóides, ou seja, com a metade do número de cromossomos.
c) Chamamos de homozigoto o indivíduo portador de dois alelos iguais.
d) Chamamos de heterozigoto o indivíduo portador de alelos diferentes.

04 – Quais foram os cinco motivos que levaram Mendel a escolher a espécie Pisum sativum para seus experimentos?
1º facilidade de cultivo
2º fácil identificação de variedades pelas suas carcterísticas bem diferentes.
3º ciclo de vida curto
4º descendência fértil no cruzamento de variedades diferentes.
5º facilidade para polinização artificial

05 – Qual o princípio ou enunciado da primeira Lei de Mendel?
"Os fatores que condicionam uma característica segregam-se ( separam-se) na formação dos gametas; estes, portanto, são puros com relação a cada fator."
  •  Ou seja para cada carcteristica temos metade da mãe e metade do pai, pois ocorre separação na formação dos gametas.
06 - Nos coelhos, a cor preta dos pêlos é dominante em relação à cor branca. Cruzaram-se coelhos pretos heterozigotos entre si e nasceram 180 filhotes. Destes, o número de heterozigotos provavelmente é:

BB e Bb nasci indivíduos pretos e bb nasci indivíduos brancos.

Cruzaram-se coelhos pretos heterozigotos entre si: então Bb x Bb que dá: 1/4 BB      2/4 Bb       1/4 bb.
Se nasceram 180 filhotes temos então: (180/4 = 45) para cada probabilidade temos 45 filhotes sendo portanto:
BB - 1/4 (1 x 45 = 45)         Bb - 2/4 (2 x 45 = 90 )        bb - 1/4 ( 1 x 45 )

Então o número de filhotes heterozigotos é 90.

07 – Em urtigas o caráter denteado das folhas domina o caráter liso. Numa experiência de polinização cruzada, foi obtido o seguinte resultado: 90 denteadas e 30 lisas. A provável formúla genética dos cruzantes é:

a) Dd x dd
b) DD x dd
c) Dd x Dd
d) DD x Dd

Resolução: a única proporção na genética que dá 3:1 é o cruzamento de heterozigotos entre si e como a proporção encontrada na urtiga é de 90:30 temos uma proporção 3:1. Observe o cruzamento de heterozigotos:


Então o fenótipo é de 3/4 de folhas denteadas e 1/4  de folhas lisas.
Sendo assim  90 + 30 =  120
120: 4 = 30 então
Folhas denteadas são 30 x 3 = 90    e         folhas lisas são 1 x 30 = 30

08 – Se um rato cinzento heterozigótico for cruzada com uma fêmea do mesmo genótipo e com ela tiver dezesseis descendentes, a proporção mais provável para os genótipos dos descendentes será?

a) 4Cc: 8Cc: 4cc
b) 4CC: 8Cc: 4cc
c) 4Cc: 8cc: 4CC
d) 4cc: 8CC: 4Cc

Resolução: Cruzamento de ratos heterozigotos, então temos Cc  x Cc que originará:
CC = 1/4 cinzento
Cc = 2/4 cinzento
cc = 1/4 branco
Então para 16 filhotes 16 : 4 = 4 o que resulta em : 4CC - 8Cc - 4cc

09 - A planta conhecida como Maravilha (Mirabilis jalapa) possui as cores vermelha, branca e rósea. O fenótipo rósea é obtido do casamento de vermelhas com brancas. Do casamento entre duas plantas róseas poderemos obter:

a) 50% brancas e 50% vermelhas
b) 25% vermelhas, 50% róseas e 25% brancas
c) 50% brancas e 50% róseas
d) 50% róseas e 50% vermelhas
e) 75% vermelhas e 25% brancas

Resolução: trata-se de um caso de dominância incompleta pois existe um fenótipo intermediário entre os homozigotos. No cruzamento de heterozigotos para esse caráter temos:
Assim a proporção fenotíca é:
25% FV FV = vermelha
50% FV FBrosa
25% FB FB = branca


10 - Qual a probabilidade de um casal de heterozigotos para um par de genes, ter um filho também heterozigoto? resposta: 50%

Resolução: cruzamento de heterozigotos entre si:

 11 - Um casal de cobaias de cor escura, de mesmo genótipo, foi mantido em uma gaiola e produziu 6 indivíduos de cor escura e 2 indivíduos albinos. Esse caráter é condicionado por, apenas, um par de alelos. A partir dessas informações, é CORRETO afirmar:

01. ambos os progenitores têm genótipo heterozigoto.
02. o genótipo escuro é mais resistente.
04. dois terços da prole escura é heterozigota.
08. o gene que condiciona o fenótipo escuro é dominante sobre o gene que condiciona o fenótipo albino.
16.todos os descendentes albinos são homozigotos.

• O somatório das alternativas corretas é: 01+ 04+08+16=29

Resolução:
01 - Correto: proporção de filhotes foi de 3:1 = 6:2 que é sempre a proporção de cruzamento de heterozigotos.
02 - Errado:ser resistente é difernte de ser dominante o rato branco albino tem a mesma resistência do escuro.
04 - Correto: Dentre os escuros que são então 3/3 temos 2/3 heterozigotos.
08 - Correto: Se escuro teve a proporção 3 vezes maior é claro que é dominante sobre albino.
16 - Correto: São homozigotos recessivos.

12 - (UFC – CE) Olhos castanhos são dominantes sobre olhos azuis. Um homem de olhos castanhos, filho de pai de olhos castanhos e mãe de olhos azuis, casa-se com uma mulher de olhos azuis. A probabilidade de que tenham um filho de olhos azuis é de:

a) 25%
b) 50%
c) 0%
d) 100%

Resolução: O homem é Aa, pois tem olhos castanhos e recebeu da mãe que tem olhos azuis o "a" e do pai de olhos castanhos o "A". Sua esposa é aa pois tem olhos azuis. Então temos cruzamento de Aa x aa que dá:

Sendo assim temos 50% ou 2/4 para olho castanho heterozigoto e 50% ou 2/4 para olho azul.
Monte um heredograma para essa família.


Nesse heredograma mostra avô de olho castanho e avó de olho azul e pai de olho castanho e mãe de olho azul. O filho poderá ser 50% de Aa castanho ou 50% aa azul.

13 – Identifique entre as características mencionadas abaixo aquela que não é hereditária.


a) cor dos cabelos
b) formato dos olhos e nariz
c) deformidade física acidental
c) hemofilia

Comentário: Unica caracteristica que foi adquirida depois da união dos gametas.

14 – Em camundongos o genótipo AA é cinza; AYA é amarelo e AY AY morre no início do desenvolvimento embrionário. Que descendência se espera do cruzamento entre um macho amarelo com uma fêmea amarela?

a) 1/2 amarelos e 1/2cinzentos
b) 2/3 amarelos e 1/3 cinzentos
c) 3/4 amarelos e 1/4 cinzentos
d) 2/3 amarelos e 1/3 cinzentos

Resolução: Temos um cruzamento de heterozigotos onde trabalha-se com ALELOS LETAIS , então:

Assim a proporção fenotípica é: 2/3 AYA amarelos e 1/3 AA cinzentos
Deve-se nesse caso desconsiderar a probabilidade de morte, uma vez que esse indivíduo não terá descendentes.

15 – A genealogia anexa refere-se a uma família com casos de alcaptonúria, anomalia provocada por um gene recessivo.
Nesta genealogia os genótipos que não podem ser determinados totalmente são dos indivíduos:

a) 1,2 e 5
b) 1,3 e 6
c) 3,5 e 6
d) 7, 8 e 10
e) 3,8 e 10

Resolução:  1 e 2 são Aa, pois tiveram filhos aa e são normais.
O 3 entrou na família e não mostra seus parentes sabe-se somente que é normal, uma vez que também não teve filho afetado sendo, portanto, A_ .
A 4 é aa pois tem alcaptonúria.
A 5 e o 6 são Aa pois como 1 e 2 tiveram uma filha afetada.
A 7 é Aa pois é normal por isso recebeu o "A" do pai e o "a" da mãe que é afetada.
O 8 e o 10 são normais, mas não tem como saber se são AA ou Aa que são probabilidades possiveis do cruzamento entre seus pais 5 e 6 que são heterozigotos.


ESPERO TER AJUDADO, AGORA É SÓ FAZER UMA CAPRICHADA LEITURA NAS INFORMAÇÃOES DO CADERNO DE GENÉTICA E NO LIVRO UTILIZADO.

Abraços, professora Fernanda
Leia Mais ››

Vale a pena Conferir!

O que você está procurando no O melhor da Biologia? Digite aqui:

Confira!

Este blog é um trabalho voluntário e apaixonado que desenvolvo de forma complementar, desde de 2009, ao meu trabalho como docente e pesquisadora.

Fazer este espaço de educação e ciências se tornou um hobby e uma contínua fonte de capacitação profissional.

Todo material existente aqui é para ser usado por todos os professores e alunos que desejarem. Não havendo nenhum custo financeiro.

Fernanda Aires Guedes Ferreira

Deixe aqui seu comentário.