Mensagem de volta às aulas

Novo ano letivo...
Novos amigos....
Novas metas....
Novas conquistas...
Novos professores...
Novos alunos...
Mas uma certeza é a mesma...
Amamos recomeçar!

Nesta postagem deixo algumas mensagem em power point para você professor, diretor ou aluno, iniciar plenamente 2011.

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Sucesso.
Professora Fernanda
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AS DISTÂNCIAS MÉDIAS DOS PLANETAS AO SOL E ENTRE OS PLANETAS



Roteiro de Aula prática 
AS DISTÂNCIAS MÉDIAS DOS PLANETAS AO SOL E ENTRE OS PLANETAS



Indicação: alunos do 6º ano/5ª série do Ensino Fundamental
Objetivo Geral: perceber as diferentes distâncias dos planetas ao sol e entre os planetas
Conteúdo a ser trabalhado: Sistema Solar
Tempo necessário: 3 aulas


Conversando com o professor:

Nesta atividade prática você trabalhará a interdisciplinaridade, uma vez que se usará muita Matemática e raciocínio lógico para desenvolver os cálculos e Artes para dar beleza ao trabalho. Esta atividade prática poderá ser desenvolvida na própria sala de aula como também na quadra ou laboratório o importante e saber que os alunos trabalharão a maior parte do tempo em pé.
Esta atividade é recomendação da XII Olimpíada Brasileira de Astronomia realizada em 2010, onde foram feitas algumas adaptações para diminuição de custos.


Materiais utilizados

 10 Bolinhas de isopor de diferentes tamanhos (Para diminuir custos, use bolinhas de papel encapadas com fita adesiva)
 Barbante ou qualquer outro tipo de linha resistente
 Cola
 Tesoura
 Fita métrica e régua
 Calculadora
 Tintas coloridas e lápis de cor


Experimento

1 – Pinte 8 bolinhas conforme as cores dos planetas, 1 conforme o planetoide Plutão e uma para o Sol. Consulte as cores dos planetas em livros, revistas e na Internet.

2 – Com um lápis de cor qualquer faça um furo no centro de cada bolinha de modo a travessá-la.

3 – Faça os cálculos para a distância entre os planetas em quilômetros e depois transforme em centímetros. Use a tabelinha abaixo para fazer os cálculos.

4 – Coloque o Sol na ponta do Barbante passando o barbante pelo centro da bolinha e depois prendendo com cola.

5 – Usando a fita métrica e a régua vá colocando cada bolinha na sua posição do barbante observando a tabela com os cálculos, a ordem dos planetas e o tamanho de cada bolinha. Observe o desenho abaixo. Lembre-se que cada centímetro representa 20.000.000 quilômetros.



Figura 1 - As letras sobre os pontos (planetas) representam M(Mercúrio), V(Vênus), T(Terra), M(Marte), J(Júpiter), etc.


6 – Após colocar todas as bolinhas passe um pouco de cola nas laterais de cada uma para prendê-las totalmente no barbante.

7 – Se preferir corte pedacinhos de papel e escreva em cada um deles o nome dos planetas e do planetóide e cole sobre cada respectiva bolinha.

8 – Estique o barbante e observe as grandes distâncias entre os planetas e destes para o Sol. Comente.


Figura 2 - Tabela para cálculos: Entregue um fotocópia para cada aluno, observe que eles deverão calcular a 4ª e 6ª coluna.




Figura 3 - Imagem do Sistema Solar - Observe as possíveis cores e a ordem dos planetas.


Atividades sobre a distância média dos planetas ao Sol e entre os planetas

01 – Após fazer este experimento percebe-se que a distâncias entre os corpos no Sistema Solar são muito grandes. Para representar cada distância foi necessário usar uma escala. Faça um comentário explicando o porquê da escala em centímetros.

Resposta: O aluno deverá discutir a respeito das medidas de comprimento, dissertando sobre a passagem de quilômetros para centímetros e relatando sobre a questão de usar a escala de 20.000.000 Km ao invés de 10.000.000 Km.

02 – Qual a distância existente entre

a) o Sol e Plutão?

Resposta: 3,0 + 2,5 + 2,0 + 4,0 + 27,5 + 32,5 + 73,5 + 80,0 + 70,0 = 295 cm. O que equivale a 5.900.000.000 Km ( Observar última linha da 3ª coluna da tabela)

b) o planeta Mercúrio e o planeta Terra:

Resposta: 2,5 + 2,0 = 4,5 cm. O que equivale a 90.000.000 Km (Observar que neste caso não se considera a distancia entre o Sol e Mercúrio)

c) o planeta Júpiter e o planeta Urano:

Resposta: 32,5 + 73,5 = 106 cm. O que equivale a 2.120.000.000 Km. (Observar que neste caso conta-se os centímetros de Júpiter a Saturno e deste para Urano)

03 – Usando a fita métrica meça o comprimento de todo o experimento. O comprimento do experimento corresponde, de acordo com a escala, ao comprimento do Sol ao planetoide Plutão. Explique sua resposta.

Resposta: Não. Somando a distância entre o Sol e Plutão pela tabela encontra-se 295 cm o que multiplicando pela escala de 20.000.000 Km corresponde a 5.900.000.000 Km. Porém quando se mede o comprimento do experimento encontra-se um valor bem além de 295 cm, isso porque, ao medir de uma extremidade a outra considera-se junto os diâmetros de todas as bolinhas usadas no experimento.
Sendo assim:
Distância entre o Sol e Plutão = Comprimento total do experimento – soma do diâmetro de todas as bolinhas usadas


Espero que você tenha gostado! Lembre-se esta é somente uma  das aulas divertidas que estão no meu livro. Confira as outras.

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Aula sobre DST - Doenças sexualmente transmissíveis e História das relações sexuais (power point)

A aula abaixo sobre as principais DSTs. A aula é completa e possui imagens que realmente pode sensibilizar a todos sobre a importância do uso de preservativo em todas as relações sexuais.

Segue também duas apresentações em power-point mostrando a história das relações sexuais. Muito divertidas. Estas duas, foram feitas por um colega que palestrou na Escola Estadual Domingos Justino Ribeiro em novembro de 2014.

As aulas estão em power-point é só baixá-las nos links abaixo ( Você será direcionado para outra pagina e lá bastará clicar em fazer download).

Para baixar clique aqui


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DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS (DST)

As doenças venéreas, também conhecidas como DST ( Doenças Sexualmente Transmissíveis ) são infecções transmitidas através de relações sexuais. Vírus, fungos, protozoários e bactérias são os principais agentes causadores destes tipos de moléstias e são transportados pelo sêmen e por fluídos sexuais. Uma das principais formas para se evitar tais doenças é o uso correto e frequente de preservativos.
Estas doenças devem ser tratadas de forma rápida e correta, pois o desenvolvimento delas no corpo humano podem acarretar sérios problemas de saúde. Infertilidade, doenças neonatais, câncer anogenital, comprometimento do aparelho reprodutor e até mesmo a morte.

Segue abaixo uma relação das principais DSTs:

Sífilis
O agente causador da sífilis é uma bactéria conhecida como Treponema pallidum. No início, a doença ataca as vias urinárias e genitais, podendo, caso não tratada, espalhar-se para o sistema cardiovascular e nervoso. Gerando uma infecção generalizada, pode levar o doente a morte. Nas mulheres doentes, o aborto e o parto prematuro são algumas das consequências.

Gonorreia
Está doença ocorre após o contato com a bactéria conhecida por Neisseria gonorrheae. Causa uma grave inflamação na uretra e, quando não tratada, pode espalhar-se pelo sistema genital, vias urinárias, reto e articulações. Se não tratada corretamente, a doença se desenvolve, podendo levar o doente a outros problemas como, meningite, problemas cardíacos e artrite.

Clamídia
A bactéria Chlamydia trachomatis é o agente causador da doença. Ela ataca os canais urinários e sistema genital, causando inflamação nestas áreas. Se não tratada, pode chegar a uma infecção crônica, gerando a infertilidade no homem. Em mulheres, as complicações também são graves: infertilidade, dores pélvicas, formação de abscessos, entre outras complicações.

Tricomona
Esta doença é causada por um protozoário do gênero Trichomonas Donne. Este protozoário pode instalar-se nos sistemas genital e digestivo. Provoca quadros inflamatórios na uretra dos homens e no canal vaginal das mulheres. Embora não acarrete complicações mais sérias em sua fase evolutiva, a doença pode facilitar a disseminação da infecção por HIV.

Candidíase
Esta doença é uma das causas mais comuns de infecção genital. Os sintomas são coceira, ardor e corrimento vaginal semelhante à nata do leite. É mais comum em mulheres, causando inchaço e vermelhidão no órgão sexual feminino. As lesões podem se espalhar pela virilha. Apesar do mais comum ser a transmissão via relação sexual, existem outros fatores que colaboram para isso: uso de anticoncepcionais, antibióticos, obesidade, diabetes melitus, gravidez e uso de roupas justas. O principal agente da doença é o fungo Candida albicans.

Herpes genital
Causada pelo vírus herpes simplex (tipo 1 ou tipo2). Surgem lesões dolorosas, de tamanho pequeno, na região genital (mucosa e pele). O período de incubação do vírus é de, aproximadamente, 25 dias. 



AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida)

A sigla AIDS significa. O vírus  da AIDS é conhecido como HIV e encontra-se no sangue, no esperma, na secreção vaginal e no leite materno das pessoas infectadas pelo vírus. Objetos contaminados pelas substâncias citadas, também podem transmitir o HIV, caso haja contato direto com o sangue de uma pessoa.
Após o contágio, a doença pode demorar até 10 anos para se manifestar. Por isso, a pessoa pode ter o vírus HIV em seu corpo, mas ainda não ter AIDS. Ao desenvolver a AIDS, o HIV começa um processo de destruição dos glóbulos brancos do organismo da pessoa doente. Como esses glóbulos brancos fazem parte do sistema imunológico ( de defesa ) dos seres humanos, sem eles, o doente fica desprotegido e várias doenças oportunistas podem aparecer e complicar a saúde da pessoa. A pessoa portadora do vírus HIV, mesmo não tendo desenvolvido a doença, pode transmiti-la. 

Formas de Contágio
A AIDS é transmitida de diversas formas. Como o vírus está presente no esperma, secreções vaginais, leite materno e no sangue, todas as formas de contato com estas substâncias podem gerar um contágio. As principais formas detectadas até hoje são: transfusão de sangue, relações sexuais sem preservativo, compartilhamento de seringas ou objetos cortantes que possuam resíduos de sangue. A AIDS também pode ser transmitida da mão para o filho durante a gestação ou amamentação.

Principais Sintomas da AIDS
Como já dissemos, um portador do vírus da AIDS pode ficar até 10 anos sem desenvolver a doença e apresentar seus principais sintomas. Isso acontece, pois o HIV fica "adormecido" e controlado pelo sistema imunológico do indivíduo. Quando o sistema imunológico começa ser atacado pelo vírus de forma mais intensa, começam a surgir os primeiros sintomas. Os principais são: febre alta, diarreia constante, crescimento dos gânglios linfáticos, perda de peso e erupções na pele. Quando a resistência começa a cair ainda mais, várias doenças oportunistas começam a aparecer: pneumonia, alguns tipos de câncer, problemas neurológicos, perda de memória, dificuldades de coordenação motora, sarcoma de Kaposi (tipo de câncer que causa lesões na pele, intestino e estômago). Caso não tratada de forma rápida e correta, estas doenças podem levar o soropositivo a morte rapidamente.

Formas de Prevenção
A prevenção é feita evitando-se todas as formas de contágio citadas acima. Com relação a transmissão via contato sexual, a maneira mais indicada é a utilização correta de preservativos durante as relações sexuais. Atualmente, existem dois tipos de preservativos, também conhecidos como camisinhas : a masculina e a feminina. Outra maneira é a utilização de agulhas e seringas descartáveis em todos os procedimentos médicos. Instrumentos cortantes, que entram em contato com o sangue, devem ser esterilizados de forma correta antes do seu uso. Nas transfusões de sangue, deve haver um rigoroso sistema de testes para detectar a presença do HIV, para que este não passe de uma pessoa contaminada para uma saudável.

Tratamento
Infelizmente a medicina ainda não encontrou a cura para a AIDS. O que temos hoje são medicamentos que fazem o controle do vírus na pessoa com a doença. Estes medicamentos melhoram a qualidade de vida do paciente, aumentando a sobrevida. O medicamento mais utilizado atualmente é o AZT ( zidovudina ) que é um bloqueador de transcriptase reversa. Embora eficientes no controle do vírus este medicamento provoca efeitos colaterais significativos nos rins, fígado e sistema imunológico dos pacientes.
Cientistas do mundo todo estão trabalhando no desenvolvimento de uma vacina contra a AIDS. Porém, existe uma grande dificuldade, pois o HIV possui uma capacidade de mutação muito grande, dificultando o trabalho dos cientistas no desenvolvimento de vacinas.

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Atividades de Ciências sobre Densidade e Propriedades da matéria

Atividades de Ciências sobre Densidade e Propriedades da matéria

Aluno(a): ____________________________________ Turma: 9º ___________


01 - Observe a tabela com a densidade de algumas substancias e modelo abaixo e faça o que se pede:


  • I Água 1,0 g/cm³
  • II Gelo 0,92 g/cm³
  • III Álcool 0,79 g/cm³
  • IV Ferro 7,8 g/cm³
  • V Chumbo 11,2 g/ cm³
  • VI Mercúrio 13,6 g/ cm³


a) As substâncias da tabela ao lado foram colocadas cada uma em um recipiente cujo volume é 100 cm³. Encheu-se totalmente os recipientes. Qual a massa adquirida em cada recipiente? ( M= d x v )

b) Qual recipiente ficou mais pesado? Qual ficou mais leve?

c) O que é mais denso?

  • água ou álcool: _______________________
  • chumbo ou mercúrio_______________________
  • ferro ou gelo_______________________
  • gelo ou álcool _______________________


02 – Qual a diferença entre molécula e átomo?

03 – Qual a substância natural mais dura que existe?

04 – Qual a diferença entre propriedade geral e propriedade específica?

05 – O que são propriedades organolépticas?

06 – O que significa dizer que: “A água é insípida, inodora e incolor”?

07 – Relacione:

( a ) maleabilidade            (      ) Transformar-se em fios

( b ) ductilidade                (       ) Transformar-se em lâminas

( c ) dureza                       (      ) Grau de resistência ao risco

08 – Explique o que é Ponto de Ebulição.

09 – Explique o que é Ponto de fusão.

Capriche
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Atividades de Ciências sobre Eletricidade

Atividades de Ciências sobre Eletricidade


1) Defina carga elétrica.

2) Quais os tipos de carga elétrica? Como elas interagem?

3) Defina corrente elétrica?

4) O que são condutores? E isolantes ou dielétricos?

5) Defina a unidade ampère (A).

6) O que é resistência elétrica?

7) Como uma lâmpada incandescente produz luz?

8) Qual o significado da indicação 127V – 60W rotulados numa lâmpada incandescente?

9) É confiável fazer a leitura de uma bússola com a finalidade de orientação quando estamos próximos de aparelhos elétricos? Explique.

10. (Direito.C.L. -96) Quando um bastão eletricamente carregado atrai uma bolinha condutora A, mas repele uma bolinha condutora B, conclui-se que:

a. A bolinha B não está carregada.
b. Ambas as bolinhas estão carregadas igualmente.
c. Ambas as bolinhas podem estar carregadas
d. A bolinha B deve estar carregada positivamente
e. A bolinha A pode não estar carregada.

11. (PUC RS 98) Quando aproximamos, sem encostar, um corpo eletrizado de um corpo neutro, podemos verificar que o corpo neutro

a. se eletriza com carga de sinal contrário a do eletrizado.
b. se eletriza com carga de mesmo sinal que a do eletrizado.
c. permanece neutro.
d. é repelido pelo eletrizado.
e. não é atraído e nem repelido pelo eletrizado.
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Novidades para 2011

Fico satisfaeita em contar para todos que acompanham meu blog que nesse ano de 2011 este espaço estará cheio de novidades. Iniciarei meu MESTRADO em Ecologia, Conservação e Manejo da  Vida Silvestre na UFMG e por isso aperfeiçoarei minha prática docente e trarei muitas novidades para meu blog.

Um grande projeto que começo a colocar em prática já no início do ano é o Meu Livro de AULAS PRÁTICAS DE CIÊNCIAS,  está ficando cada dia mais interessante e até no final do meu Mestrado será, se Deus quiser, disponível para todos.  Veja o projeto de capa, já pronto, do meu livro.


Vamos juntos iniciar um grande ano de estudo e de muito SUCESSO.
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Roteiro de aula prática Dissecando um coração bovino e/ou suíno.


Roteiro de aula prática 
Dissecando um coração  bovino e/ou suíno.

Objetivo Geral: Observar a anatomia de um coração bovino e/ou suíno.
Conteúdo a ser trabalhado: Sistema Circulatório
Tempo necessário: 3 aulas

Para o sucesso desta experiência totalmente prática é necessário deslocar os alunos para fora da sala de aula o que para muitos professores é um trabalho árduo, seja pela grande quantidade de alunos por turma ou pela falta de um laboratório de Ciências, mas para que você contorne bem o problema e faça com seus alunos uma excelente aula prática de Anatomia é recomendável antes de iniciar tudo, seguir as seguintes dicas:
·         É necessário um ambiente com água corrente, sabão líquido e toalhas de papel para secar as mãos. Caso sua escola não possua laboratório de Ciências execute a aula na cantina ou em algum ambiente que possua água encanada.

·         Entregue um roteiro de aula para cada aluno. Isso dará maior autonomia para que o próprio aluno execute seu trabalho com total aproveitamento.
·         Não permita que nenhum aluno sem luvas participe, pois pode ser perigoso uma vez que terá material perfuro-cortante e provavelmente não se saberá a procedência do órgão.
·         Trabalhe com peças frescas para evitar odores.


ü  Faca ou bisturi            
ü  Tabuleiro
ü  Saco plástico
ü  Pinça   
ü  Coração bovino e/ou suíno
ü  Luvas
ü  Lupa e/ou microscópio óptico (Opcional)



1 - Colocar o coração no tabuleiro de dissecação. Localize a posição correta do órgão de acordo com sua posição no corpo do animal.
2 - Introduza a faca pela artéria pulmonar e corte o lado direito do coração.
3 – Após, introduza a faca pela artéria aorta e corte o lado esquerdo do coração.
4 - Observe as películas, o aspecto das aurículas, as diferenças entre o ventrículo e átrio direito e o ventrículo e átrio esquerdo, as artérias e as válvulas.
5 – Corte um pedaço da parte externa e interna e compare os músculos do órgão.
6 – Observe a presença de tecido adiposo em excesso (gordura) caso possua.
7 – Com a pinça retire um fragmento da camada externa, Epicárdio, e observe a elasticidade e resistência desta camada. Faça o mesmo com outras partes do órgão.
8 – Se possível observe os fragmentos retirados anteriormente em microscópio ou lupa.
9 – Para encerrar, coloque todo o material estudado dentro de uma sacola plástica e amarre-a. Descarte em lixo próprio.

O coração humano é um órgão pequeno, do tamanho de um mão adulta fechada, possui cerca de 9 cm de largura e 12 cm de comprimento e na parte mais ampla possui 6 cm de espessura. Sua massa é cerca de 250g em mulheres e 300g em homens. É um órgão cônico e fica apoiado sobre o diafragma, próximo linha média da cavidade torácica o mediastino. Cerca de 2/3 do coração fica na linha esquerda do nosso corpo.
O coração possui três camadas principais sendo: epicárdico (camada mais externa), endocárdio (camada mais interna), miocárdio (camada intermediária) e pericárdio que a membrana que reveste e protege o coração.
O caminho do sangue no sistema circulatório se assemelha a um “circuito fechado” sendo:
à Entra pelo átrio direito passa o ventrículo direito. Em seguida, através da artéria pulmonar, vai para os pulmões. Dos pulmões, o sangue vai, através das veias pulmonares, para o átrio esquerdo. Depois, através da artéria aorta, encaminha-se para todo o corpo. E através das duas veias cavas, vai novamente para o átrio direito. A partir desse ponto, tudo recomeça.



Objetivo da aula prática: Observar a anatomia de um coração bovino, e/ou suíno.

Materiais necessários


ü  Faca                           
ü  Tabuleiro
ü  Saco plástico
ü  Pinça  
ü  Coração bovino e/ou suíno
ü  Luvas
ü  Lupa e/ou microscópio óptico (Opcional)


Experimento
1 - Colocar o coração no tabuleiro de dissecação. Localize a posição correta do órgão de acordo com sua posição no corpo do animal.
2 - Introduza a faca pela artéria pulmonar e corte o lado direito do coração.
3 – Após, introduza a faca pela artéria aorta e corte o lado esquerdo do coração.
4 - Observe as películas, o aspecto das aurículas, as diferenças entre o ventrículo e átrio direito e o ventrículo e átrio esquerdo, as artérias e as válvulas.
5 – Corte um pedaço da parte externa e interna e compare os músculos do órgão.
6 – Observe a presença de tecido adiposo em excesso (gordura) caso possua.
7 – Com a pinça retire um fragmento da camada externa, epicárdio, e observe a elasticidade e resistência desta camada. Faça o mesmo com outras partes do órgão.
8 – Se possível observe os fragmentos retirados anteriormente em microscópio ou lupa.
9 – Para encerrar, coloque todo o material estudado dentro de uma sacola plástica e amarre-a na ponta. Descarte em lixo próprio.

Resolva os exercícios a seguir usando o livro de Ciências/Biologia e suas observações na aula prática.

01 – O coração que você dessecou pertence a qual espécie? Pesquise o nome científico dela.

02 – Qual o nome do músculo que envolve o coração? Quais as características desse músculo?

03 – Qual o nome das membranas que revestem o coração interna e externamente? Caracterize-as.

04 – Quais artérias e veias foram visualizadas na aula prática?

5 – Dê todas as características morfológicas do coração estudado?

6 – A partir das observações dos vasos sanguíneos e câmaras cárdicas na Aula Prática descreva o caminho completo do sangue no nosso Sistema Circulatório.

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Este blog é um trabalho voluntário e apaixonado que desenvolvo de forma complementar, desde de 2009, ao meu trabalho como docente e pesquisadora.

Fazer este espaço de educação e ciências se tornou um hobby e uma contínua fonte de capacitação profissional.

Todo material existente aqui é para ser usado por todos os professores e alunos que desejarem. Não havendo nenhum custo financeiro.

Fernanda Aires Guedes Ferreira

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