Biologia para o 1º período EJA - Educação de Jovens e Adultos

Olá professores e alunos de Biologia da EJA,

Nesta postagem deixo minhas aulas de Biologia para o 1º período da EJA (Educação de Jovens e Adultos). As aulas estão diversificados e todas as matérias com exercícios variados. Sempre que possível procurei introduzir exercícios de vestibular para preparação dos alunos.  

Em algumas partes dos planos de aula as folhas estão duplas, isso foi feito para que o professor pudesse tirar xérox de uma página para dois alunos, e com isso economizar e facilitar a vida do estudante da EJA.

Abaixo você encontra os arquivo em pdf e word para você baixar gratuitamente as aulas. Você também encontrará aulas em power-point sobre os principais conteúdos a serem abordados durante o semestre do 1º período da EJA. 

OBS: Não coloco respostas nos exercícios contidos no material das aulas,  pelo fato deste blog ser acessado por diversos alunos e professores do Brasil e consequentemente com todas as respostas on-line a vida do estudante estaria facilitada demais. O que poderia também ser ruim. Caso você seja professor, e necessite das respostas mande-me um e-mail que encaminho. 


Espero que gostem. 
Professora Fernanda Aires Guedes
Mateus Leme - MG


Aulas de Biologia para 1º período EJA
Para baixar as aula em word clique aqui

Unidade 1 – Citologia
·         Introdução à Citologia
·         Características gerais das células
·         Teoria celular
·         Reprodução Celular
·         Características da Membrana Plasmática
·         Características do citoplasma
- Função geral das principais organelas citoplasmáticas
·         Características do núcleo

Unidade 2 – Histologia
·         Introdução à Histologia
·         Estrutura e função dos tecidos epiteliais
·         Estrutura e função dos tecidos conjuntivos
·         Estrutura e função do tecido sanguíneo
·         Estrutura e função do tecido muscular

Unidade 3 - Reprodução humana
·        Sistema genital feminino
·         Sistema genital masculino
·         Ciclo menstrual e Fecundação
·         Métodos contraceptivos
·         Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST)
·         Desenvolvimento fetal e Gravidez
·         Nutrição materno-fetal
·         Os benefícios da atividade física durante a gestação
·         Importância do pré-natal
·         Inseminação artificial, Fecundação in vitro e Barriga de aluguel
·         Gravidez gemelar

Aulas em Power-point de Biologia para o 1º período EJA

Unidade 1 – Citologia
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Unidade 2 – Histologia
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Unidade 3 - Reprodução humana (aula dividida em temas separados
Sistema genital feminino e Sistema genital masculino - Para baixar clique aqui


- Doenças Sexualmente Transmissíveis Para baixar clique aqui

Ciclo menstrual - Gravidez e Parto Para baixar clique aqui


Com carinho, 
Todo este material foi produzidos para os meus alunos das turmas 1º  período A, B e C da EJA da Escola Estadual Domingos Justino Ribeiro em 2014. 

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Citologia - Aula completa

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Introdução à Citologia

Citologia é a ciência que estuda as células. A palavra célula deriva do latim “cellula” diminutivo de cela ou quarto pequeno e significa pequeno compartimento. Foi vista pela primeira vez em 1663, pelo cientista Robert Hooke.
Todos os seres vivos são formados por células. Eles podem ser unicelulares (formados por apenas uma célula) ou pluricelulares (formados por várias células).
A célula é a menor unidade do ser vivo. No corpo humano há diferentes tipos de células, e cada tipo, desempenha uma função específica visando a manutenção da vida no organismo.

Características gerais das células
A célula é formada basicamente pela membrana plasmática citoplasma e núcleo.
O conjunto de células com mesma forma (aparência) e função formam os tecidos.



CÉLULA – TECIDOS- ÓRGÃOS – SISTEMAS – SER VIVO

·      Membrana plasmática é o envoltório da célula, é através dela que a célula ganha sua forma e seleciona as substâncias que entrarão ou sairão de seu interior (tudo que entra ou saí da célula tem que atravessar esta membrana). 
·         Citoplasma é composto por uma parte fluida onde ocorrem muitas reações químicas necessárias à vida da célula, ele engloba tudo o que há na célula desde a membrana plasmática até o núcleo, incluindo as organelas (órgãos das células).
·         Núcleo controla as funções das células, ele possui envoltório duplo e poros nucleares que fazem o controle do que se dirige de dentro dele ao citoplasma ou vice-versa. A grande maioria das células do corpo tem apenas um núcleo; contudo, há células que não o possuem (este é caso, por exemplo, dos glóbulos vermelhos) e há ainda aquelas que possuem vários (por exemplo, as células musculoesqueléticas).

Teoria Celular

Proposta no século XIX pelo botânico alemão Mathias Jakob Schleiden e pelo zoólogo também alemão Theodor Schwann.
A teoria celular se sustenta em três grandes pilares:
  1. “A vida existe somente nas células”: todos os seres vivos são compostos de células, ou seja, todas as reações do organismo dependem estritamente da atividade celular, e é através da célula que toda a energia necessária para o funcionamento do organismo é obtida, convertida, armazenada e aplicada.
  2. “As células provêm somente de células preexistentes”: uma célula se origina apenas da reprodução de outras células, havendo assim, a transmissão de material genético.
  3. “A célula é a unidade de reprodução e transmissão das características hereditárias.”: todos os caracteres genéticos são transmitidos de uma célula para outra no processo de reprodução.

Reprodução Celular

A reprodução é uma propriedade fundamental das células. As células se reproduzem através da duplicação de seus conteúdos e posterior divisão em duas células filhas, este processo é a garantia da continuidade das células.
Em organismos unicelulares, existe uma pressão seletiva para que cada célula cresça e se divida o mais rápido possível, porque a reprodução celular é responsável pelo aumento do número de indivíduos. Nos organismos multicelulares, a produção de novas células através da duplicação permite a divisão do trabalho, no qual grupos de células tornam-se especializados em determinada função.
Essa multiplicação celular, porém, tem que ser regulada porque a formação de novas células tem que compensar a perda de células pelos tecidos adultos. Um indivíduo adulto possui 10 x1013 (1.000.000.0000.000), todas derivadas de uma única célula, o óvulo fecundado. Mesmo em um organismo adulto, a multiplicação celular é um processo contínuo.
Do mesmo modo que uma fábrica pode ser multiplicada pela construção de várias filiais, também as células se dividem e produzem cópias de si mesmas. Há dois tipos de divisão celular: mitose e meiose.

a) Mitose: Processo de divisão celular onde uma célula origina duas células idênticas. As células que se formam são chamadas de diploides (2n) o que significa que possuem o número completo de cromossomos (1n da mãe + 1n do pai). A mitose tem como finalidade promover:
-          Crescimento do corpo;
-          Reprodução assexuada;
-          Produção de gametas em vegetais;
-          Produção de gametas em seres haploides (1n).

b) Meiose: Processo de divisão celular onde uma célula diplóide (2n) sofre duas divisões sucessivas e uma duplicação cromossômica e origina quatro células haplóides (n) que possuem a metade dos  cromossomos herdados.
A meiose tem como finalidade:
   - Produção de gametas em animais
   - Produção de esporos nas plantas






Principais características dos componentes básicos da célula

Membrana plasmática
·         Grande capacidade de movimentação e deslocamento de moléculas;
·         Retenção e transporte de outras moléculas de forma seletiva.
- Parede Celular: A parede celular, também chamada de parede celulósica, é uma estrutura que envolve a membrana celular nas células dos vegetais e dos organismos procariontes.

Citoplasma
·         Auxilia a morfologia da célula, relacionando à consistência do citosol e o armazenamento de substâncias indispensáveis à vida.
·         Local onde se situa a organelas citoplasmáticas.

- Organelas citoplasmáticas
·         Mitocôndrias: responsável pela geração de energia na célula animal.
·         Cloroplasto: responsável pela geração de energia na célula vegetal, através da fotossíntese.
·         Retículo endoplasmático rugoso: síntese de proteínas
·         Retículo endoplasmático liso: síntese de diversos lipídios, como o colesterol, hormônios esteroides e fosfolipídios.
·         Complexo de golgi: armazenamento, transformação, empacotamento e remessa de substâncias na célula.
·         Centríolos: divisão celular das células animais e na formação de cílios e flagelos.
·         Ribossomo: responsável pela produção das proteínas utilizadas pela célula, atuando sempre em grupo (polissomo);
·         Lisossomo: responsável pela digestão intracelular;


Núcleo
·         Contém a informação genética da célula.
·         Processo de divisão celular.
·         Possui uma membrana chamada carioteca em seres eucariontes.
- nucléolo: Bactérias e cianobactérias não possuem membrana nuclear e, portanto possuem o material genético solto no citosol da célula. São chamados de procariontes.


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O Reino das Moneras: as bactérias e as arqueas

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Atividades

Reino das Moneras: as bactérias e as arqueas

(páginas 76 a 87)


01. Explique detalhadamente como são as moneras.
São todos os seres vivos unicelulares e procariontes (sem núcleo organizado) e que apresentam material genético solto no citosol.
02. Desenhe uma célula bacteriana e indique o nome das suas estruturas.
Desenho na Página 77
03. Sobre as bactérias, responda:
a) qual o seu tamanho médio? Menores que 8 µm.
b) qual o significado da palavra bactéria? Vem do grego e significa bastão.
c) onde são encontradas? Em todos os ecossistemas

04. As bactérias apresentam diferentes formas. Escreva o nome de cada forma bacteriana apresentadas nas figuras abaixo.







05. Como é a nutrição de uma bactéria
a) autótrofa?Através da fotossíntese como, por exemplo, as cianobactérias.
b) heterótrofa? A maioria pela decomposição do material orgânico disponível no ambiente. Outras se alimentam pela associação com outro ser vivo.

06. Explique o que são bactérias do gênero Rhizobium.
São bactérias decompositoras que contribuem para a riqueza do solo.
07. Qual o habitat das bactérias Rhizobium e o que elas fazem neste habitat?
Vivem associadas às raízes de plantas leguminosas. Na raiz capturam e fixam o gás nitrogênio atmosférico (N2)metabolizando-o e transformando-o em sais nitrogenados.
08. Algumas bactérias e fungos são decompositores e fazem um papel fundamental na reciclagem ambiental. Sobre as bactérias decompositoras, responda:
a) O que elas decompõem? Organismo mortos, partes que se destacam de seres vivos ou resíduos de seres vivos eliminados no ambiente, como galhos, folhas e frutos caídos, fezes e pele.
b) O que elas transformam? Matéria orgânica morta em matéria inorgânica simples, tais como: sais minerais e gases.
c) Por que são fundamentais para a manutenção do equilíbrio biológico da Terra? Porque transformam a matéria orgânica em inorgânica que pode ser reaproveitada.
09. Qual o nome da relação ecológica estabelecida entre as bactérias do gênero Rhizobium e as plantas leguminosas? mutualismo
10. Cite exemplos do uso de bactérias:
a) na indústria de alimentos: produção de vinagre, queijo e iorgute
b) na indústria farmacêutica: obtenção de antibióticos
c) na agricultura: no controle biológico de pragas

11. Cite 10 doenças bacterianas.
Cólera, meningite, tuberculose, leptospirose, tétano, sífilis, gonorreia, coqueluche, hanseníase, pneumonia, cárie, bronquite, apendicite ( - ite).

12. Sobre as arqueas, responda:
a) O que são? Microrganismos unicelulares procarionte
b) Onde são encontradas? Ambientes inóspitos e em ambientes comuns.

13. Observe os desenhos abaixo que mostram a reprodução das bactérias e complete as afirmações sobre cada tipo de reprodução. (Observe as palavras do quadro).

a) Reprodução assexuada por cissiparidade também chamada divisão simples ou bipartição.
b) As bactérias filhas são geneticamente iguais à mãe.
c) Processo contribui negativamente na adaptação ao meio ambiente.
d) Reprodução sexuada por conjugação.
e) As bactérias filhas são geneticamente diferentes à mãe.
f) Processo contribui positivamente na adaptação ao meio ambiente. 

Biodiversidade microbiana
Página 80 e 81

01. Como a preocupação com a biodiversidade é apresentada à população em geral?
Pela necessidade da preservação apenas dos animais e plantas.
02. Por que muitas vezes os seres vivos microscópicos não são preservados?
Devido ao fato de serem invisíveis a olho nu, o que faz com que sejam esquecidos.
03. Por que é de fundamental importância preservar os seres vivos microscópicos?
Porque promovem a manutenção da vida na Terra e por fornecerem muitos elementos úteis aos seres humanos como medicamentos e alimentos.
As bactérias e a Engenharia genética
Leia atentamente o texto da página 85 e responda:
01. Explique o que significa a palavra Biotecnologia e a área de estudo desta ciência?
Do grego bio: vida; techno: técnica; logos: estudo. Essa ciência estuda as técnicas e os processos biológicos associados à obtenção de produtos de uso e interesse humano.
02. Qual é um dos ramos mais promissores da Biotecnologia? O que ele investiga?
Engenharia genética. Investiga o conjunto das técnicas envolvidas com a manipulação do DNA.
03. A engenharia genética desenvolveu técnicas capazes de transferir genes de um ser vivo para outro. Dê um exemplo desta técnica.
Gene do hormônio insulina é transportado para o interior de certas bactérias que passam a produzir o mesmo hormônio
04. A partir do uso de bactérias geneticamente modificadas o que o ser humano consegue desenvolver?
Consegue desenvolver principalmente hormônios e outros produtos para seu próprio benefício.
05. Quais foram as vantagens da engenharia genética para pessoas que sofrem de Diabetes melito?

Passou a ser desenvolvido o hormônio igual ao humano em bactérias acabando com o problema de pessoas alérgicas ao hormônio extraído de animais.  
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Distribuição eletrônica de elétrons

Aprenda a fazer a distribuição eletrônica dos elétrons na eletrosfera do átomo. 



Distribuição em níveis de energia

Nos elementos químicos conhecidos, os átomos po­dem distribuir-se em 7 níveis de energia (contendo elétrons) que são re­presentados, em sequência, a partir do núcleo, pelas letras K, L, M, N, O, P, Q ou pelos números 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7. Estes números são chamados de números quânticos principais, eles representm a aproximada dis­tância do elétron ao núcleo, como também a energia do elé­tron. Se um elétron tem número quântico principal igual a 3, ele pertence à camada M e tem a energia desse nível.



Camada de valência
O nível de energia mais externo do átomo é denomi­nado camada de valência. Assim, no átomo do exemplo anterior é a camada M. Ela pode conter, no máximo, 8 elétrons.


Regras



1 - Vai distribuindo os elétrons de acordo com a quantidade que cada camada aguenta (K=2; L=8; M=18; N=32; O=32; P=18; Q=8)



2 - Na última camada, chamada camada de valência, não pode ficar mais do que 8 elétrons.



3 - Se na última camada ficar mais do que 8 elétrons para serem distribuídos fazer o seguinte:



       3.1 se o numero for entre 8 e 18: coloca oito na penúltima camada e o restante continua                         distribuindo.

          

       3.2 se o número for entre 18 e 32: coloca dezoito na penúltima camada e o restante continua                  distribuindo.


Exemplo:

Represente, esquematicamente, o átomo de número atômico 17 (Cloro - Cl)
Distribuição eletrônica do átomo Z=17


Nº atômico
K
(2)
L
(8)
M
(18)
N
(32)
O
(32)
P
(18)
Q
(8)
Na (Sódio)
11
2
8
1




C (Carbono)
6
2
4





As (Arsênio)
33
2
8
18
5



Cl (Cloro)
17
2
8
7




Ouro(Au)
79
2
8
18
32
18
1

Iodo (I)
53
2
8
18
18
7


Rádio (Ra)
88
2
8
18
32
18
8
2
Chumbo (Pb)
82
2
8
18
32
18
4


Explicação das respostas da tabela acima

Em Na, C, As e Cl  a distribuição é simples, basta ir distribuindo observando quanto camada suporta. Sempre no final o número de elétrons que sobrou foi menor que oito na última camada.

Em Au (ouro) - Quando chega na camada "O", sobra 19 elétrons, a camada até aguenta,  pois a camada "O" suporta 32 elétrons. Porém, não podemos deixar mais do que 8 elétrons na ultima camada. Então, como 19 está entre 18 e 32 (regra 3.2 acima) devemos deixar 18 elétrons na camada "O" e o restante (1) na última camada.

Em I (iodo) sobra 25 na camada N. Então, como 25 está entre 18 e 32 (regra 3.2 acima) devemos deixar 18 elétrons na camada N e o restante (7) na última camada.

Em Ra (rádio) sobra 28 na camada "O". Então, como 28 está entre 18 e 32 (regra 3.2 acima) devemos deixar 18 elétrons na camada "O" e o restante (10) continua sendo distribuído. Como o que restou (10) está entre 8 e 18 (regra 3.1 acima) devemos deixar 8 elétrons na camada "P" e o restante (2) na última camada.

Em Pb (chumbo) sobra 22 na camada "O". Então, como 22 está entre 18 e 32 (regra 3.2 acima) devemos deixar 18 elétrons na camada "O" e o restante (4) na camada P.

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Fernanda Aires Guedes Ferreira

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