Atividades de Ciências sobre Elementos químicos na Tabela Periódica

Atividades de Ciências sobre 
Elementos químicos na Tabela Periódica
Nome: ________________________________________________________nº _____________

Turma: ________ Professor (a) _______________________ data: ____/_____/______


01. Qual elemento pertence à família dos halogênios e está situado no 3º período? Cloro

02. Das alternativas abaixo, qual apresenta somente ametais? Alternativa d
a)    He, Os, O, B, H              b)    He, Ne, Ar, Kr, Xe               c)    B, Si, As, Sb, Te                         d)    C, N, P, Br, I, At

03. O metal alcalino de maior número atômico e o halogênio de menor número atômico são respectivamente: Alternativa a
a)    Fr e F                            b)    H e At                          c)    Li e At                           d)    Li e F                             e)    Fr e F

04. O número atômico do elemento que se encontra no 3º período, família 3A é: Alternativa d (alumínio )
a) 10.                       b) 12.                      c) 23.                 d) 13.                          e) 31.

05. Um átomo tem número atômico 79 e massa atômica (aproximada) de 196. Qual é esse átomo? Ouro (Au)


06.  O átomo de um certo elemento químico possui 31 prótons, qual será o seu número de elétrons?
31 elétrons (num átomo neutro o número de prótons é igual ao número de elétrons)
07. Quem sou eu?

1. Sou metal, sou valioso, epelo homem sou cobiçado; Mas na ânsia de me encontrar, Ele deixa o ambiente ameaçado. Sou da coluna 11, pode crer. Consulte a tabela pra me conhecer .
Sou o           Ouro______ e meu símbolo é _____Au______.

2. Sou do grupo da direita, os metais não são dos nossos. Sou constituinte importante, do cérebro e dos ossos.
Se na coluna 15 procurar, vai ser fácil me encontrar.
Sou o           Fósforo______ e meu símbolo é _____P______.

3. O oxigênio não gosta que eu brilhe, mas comigo se combina. No sangue sou importante, sou parte da hemoglobina. Sou do 4º período, sou metal. Quem eu sou afinal?
Sou o           Ferro______ e meu símbolo é _____Fe______.

4. Embora você não perceba, me ingere junto com o sal. Não gosto de muito papo, conservo a tireoide normal.
Só tem de me achar, se na  17 procurar!
Sou o           Iodo______ e meu símbolo é _____I______.

08. Faça a leitura do texto e após identifique todos os elementos químicos presentes:

Carta de Amor de um Químico

Berílio Horizonte, zinco de benzeno de 2000.

                               Querida Valência,

                Sinto que estrôncio  perdidamente apaixonado por ti. Ao deitar-me, quando descálcio meus sapatos, mercúrio no silício da noite, reflito e vejo que sinto sódio. Então, desesperadamente, chouro. 
                Sem ti, Valência, minha vida é um inferro. Ao pensar que tudo começou com um arsênio de mão, cloro de vergonha. Sabismuto bem que te amo, embora não o digas, sei que gostas de um tal de Hélio e também do Hidro-Eugênio. De antimônio posso assegurar-te que não sal nenhum érbio e que trabário para viver. Oxigênio cruel tu tens, Valência! Não permetais que eu cometa algo errádio. 
                Por que me fazer sofrer tanto assim, sabendo que tu és a luz que me alumina? Meu caso é cério, mas não ácido razão para um escândio social. 
                Eu soube que a Inês contou que te embromo com esse namouro. Manganês, deixa de onda e não acredita niquela disser, pois sabes que nunca agi de modo estanho contigo. Aliás, se não tiveres arranjado outro argôniomento, procura um Avogadro e me metaisna cadeia. Lembra-te, porém, que não me sais do pensamento. 
Abrácidos comovidros deste que muito te ama.
     Magnésio      


Vale a pena Conferir!

O que você está procurando no O melhor da Biologia? Digite aqui:

Confira!

Este blog é um trabalho voluntário e apaixonado que desenvolvo de forma complementar, desde de 2009, ao meu trabalho como docente e pesquisadora.

Fazer este espaço de educação e ciências se tornou um hobby e uma contínua fonte de capacitação profissional.

Todo material existente aqui é para ser usado por todos os professores e alunos que desejarem. Não havendo nenhum custo financeiro.

Fernanda Aires Guedes Ferreira

Deixe aqui seu comentário.